O nasceu e sempre viveu em Blumenau. Era filho do ex-prefeito Hercílio Deeke e de Namy Deeke. Niels gostava muito da história de Blumenau. Tanto que, ao longo dos anos, juntou em sua casa um acervo de documentos que ajudam a contar um pouco do passado do município. Era movido pela paixão e pela curiosidade em saber, lembra o filho Mark Deeke. Tendo o pai como prefeito, Niels vivenciou uma parte do desenvolvimento de Blumenau e, diante da vontade de reunir documentos e lembrar o passado, acabou sendo referência no município. “Era uma biblioteca ambulante”, lembra, com carinho, o filho.

Continua depois da publicidade

Casou-se duas vezes. Com a segunda esposa, Joana, viveu 44 anos. Teve dois filhos e quatro netos. Niels também ficou conhecido como um dos fundadores da Fábrica de Chocolates Saturno. Uma característica forte da personalidade dele era a autenticidade.

Sempre encarou a vida de cabeça erguida, mesmo diante dos problemas de saúde. Foi diagnosticado, há muito tempo, com um aneurisma de aorta, um problema de circulação sanguínea, mas não pôde tratar porque não havia a tecnologia que existe hoje. No último ano, a saúde ficou ainda mais frágil.

Passou por uma cirurgia de emergência e devido à complicações no pós-operatório, morreu sábado, aos 76 anos, em Curitiba (PR). O corpo foi sepultado no Cemitério do Passo Manso e haverá culto em memória domingo, às 9h, na igreja luterana do Salto Weissbach.

Continua depois da publicidade