Blumenau perde mais uma importante personalidade que marcou a história do município por cerca de três décadas. Morreu nesta quinta-feira (11), aos 62 anos, Lilian Ribeiro, conhecida carinhosamente como Lilinha, que lutava contra um câncer na cabeça. Professora de Educação Física, ela ainda participou da organização de eventos no Parque Vila Germânica e na antiga Fundação de Municipal Desportos (FMD, atual SME), ficando, inclusive, à frente dos desfiles da Oktoberfest por quase 30 anos.

Continua depois da publicidade

A prefeitura decretou luto oficial de três dias.

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Amiga de infância de Lilian, Adenir Maria Barbieri, atual diretora de Eventos e Operações da Vila Germânica, relembra com carinho da parceira de trabalho, que esteve ao lado dela, diariamente, por cerca de 10 anos. Para ela, não há dúvidas de que Lilinha sempre amou o que fazia, depositando generosidade e comprometimento em cada missão que recebia.

À frente do Parque Vila Germânica, Lilian foi diretora de Eventos e Lazer e se destacou por conta dos desfiles da festa mais alemã das Américas. O apego à profissão era tanto que, até mesmo depois de se aposentar do serviço público, em 2014, ela decidiu abrir a própria empresa de eventos, onde organizava torneios de canastra e outros desfiles em diferentes cidades da região.

Continua depois da publicidade

— Ela respirava isso. Ela se metia nos eventos e fazia tudo com muito amor. E não tinha tempo ruim. Por isso, ela deixa um legado muito grande. Com certeza, cada pessoa que trabalhou com ela vai levar coisas boas para a vida — conta Adenir.

A amiga ainda revela que Lilian já havia enfrentado um câncer de mama anteriormente, mas venceu a doença com muita força e coragem. Agora, porém, com um outro tumor descoberto no início deste ano, ela mal teve tempo de se despedir de amigos e familiares. Internada no hospital e já debilitada, ela morreu na manhã desta quinta (11) e deixou, para quem teve o privilégio de a conhecer, boas lembranças e saudades eternas.

Luto oficial de três dias

Em respeito ao trabalho desenvolvido por Lilinha, a prefeitura de Blumenau decretou luto oficial de três dias. O prefeito Mário Hildebrandt também publicou uma homenagem nas redes sociais, onde lamenta a partida da colega e ressalta que a cidade “se despede com gratidão por sua dedicação ao município”.

Ainda pela internet, amigos aproveitaram para deixar mensagens de carinho a Lilian. Eles mencionam a força que Lilinha teve durante a vida, especialmente nos últimos dias, e que lutou bravamente até o fim, sem nunca ter deixado faltar amor para a família.

Continua depois da publicidade

“Você sempre trilhou uma bela carreira aqui nessa terra, com certeza também fará isso onde agora está. Que Deus te receba em seus braços e ampare toda a família e amigos”, escreveu Sandra Maíse de Rosa

Lilian vivia em Blumenau com a companheira, Margaret Dias do Nascimento. O velório ocorre nesta sexta-feira (12), a partir das 8h. A cerimônia de despedida está marcada para as 16h, no Cemitério Jardim da Saudade.

*Sob supervisão de Augusto Ittner

Leia também

Morre em Indaial seu Mazola, o dono da “melhor picanha do sul do mundo”

Vinhos importados “desaparecidos” são encontrados à venda por pechincha em Itajaí