Uma nova portaria sobre o uso de máscaras em estabelecimentos de saúde foi publicada nesta segunda-feira (17) pela prefeitura de Blumenau. Segundo o documento, o item passa a ser obrigatório apenas para pessoas com sintomas gripais. 

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber as notícias do Santa por WhatsApp

Ou seja, pacientes e funcionários de postos de saúde, hospitais e clínicas não precisam usar a máscara se estiverem saudáveis, sem tosse ou espiros, por exemplo. Tirando esses casos, as pessoas podem escolher se usam ou não. 

A Secretaria de Promoção da Saúde justifica a medida apontando altos índices de cobertura vacinal contra a Covid-19 e os baixos indicadores de internação em UTI por causa da Covid-19. 

— Considerando a cobertura vacinal, hoje com mais de 80% do público-alvo vacinado, além dos números baixíssimos de ocupação de leitos de UTI nos últimos meses, neste momento sentimos segurança para facultar o uso da máscara — diz o secretário Marcelo Lanzarin. 

Continua depois da publicidade

A máscara se tornou obrigatória para os moradores de Blumenau em abril de 2020 e só se tornou facultativa em locais fechados dois anos depois. Ainda assim, em espaços de saúde o item seguia como obrigatório. Agora, com a Portaria 927, fica determinado apenas para pessoas com sintomas gripais. 

Leia também 

Vacina contra Covid para bebês deve chegar na próxima semana, diz Saúde

SC tem mais de 40 casos de varíola dos macacos registrados em duas semanas