Com os 198 novos casos de Covid-19 registrados nesta quinta-feira (8), Blumenau atingiu uma média móvel de 167,6 diagnósticos diários para a doença. É o maior número desde o final de março, quando o município ainda lidava com o rescaldo da aceleração do coronavírus e do colapso do sistema de saúde em Santa Catarina. A média móvel, vale lembrar, é o total de novos testes positivos da última semana, dividido por sete.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e saiba como
O gráfico que você, leitor, confere abaixo, expõe o cenário atual. Depois do ‘platô’ vivido entre o fim de fevereiro e início de março, os índices começaram a cair. Em 5 de maio Blumenau atingiu o piso, ou seja, o menor número de novos casos diários: 76.
Foi a primeira vez que o total de diagnósticos ficou nesse patamar desde outubro do ano passado, o que poderia indicar um controle da pandemia. Mas não. Ainda em meados de maio os indicadores voltaram a subir discretamente até que uma nova aceleração ficou evidente no início de junho.
> Por que Blumenau tem 10,8 mil vacinas contra a Covid-19 em estoque
Continua depois da publicidade
> Crescimento da Covid-19 em Blumenau e região vai na contramão de Santa Catarina
O total de casos ativos acompanha o crescimento da média móvel — e os gráficos, de modo geral, são semelhantes. No início desta semana, o governo do Estado chegou a confirmar que Blumenau havia chegado à indesejável liderança em relação a pacientes em tratamento, com indicadores mais negativos do que cidades maiores, como Joinville e Florianópolis. Nesta quinta-feira, conforme a Secretaria Municipal de Saúde, eram 1.251 casos ativos.
Blumenau soma, também, 10 mortes por coronavírus nos últimos sete dias, o que representa uma média diária de 1,43. Só entre terça (6) e quinta (8) foram sete óbitos. Ao todo, a cidade chega a 563 vidas perdidas para a Covid-19, com 57,3 mil pacientes considerados curados — 96,9%. A taxa de letalidade, conforme a prefeitura, é de 0,95%. Se levados em consideração os dados do Estado, o percentual é de 1,08%, inferior à média de SC, 1,61%.
Há, ainda, 43 blumenauenses confirmados em UTI com Covid-19. São 100 pacientes hospitalizados na cidade, com 75,8% de lotação das unidades de terapia intensiva e 28,2% de ocupação dos leitos de enfermaria.
> Por que Blumenau abre agenda para novas idades se não vacinou o público anterior contra Covid
Vacinação em Blumenau
Foram aplicadas nesta quinta-feira em Blumenau 1.375 primeiras doses da vacina contra a Covid-19 e 1,5 mil imunizantes em dose única. Ao todo, Blumenau já vacinou 184.374 pessoas, sendo 44.189 totalmente imunizados (com D2 ou DU) e 139.555 com a primeira aplicação.
Continua depois da publicidade
Monitor da vacina
No ar desde 20 de janeiro, o Monitor da Vacina, do NSC Total, reúne detalhes em mapas e gráficos sobre o avanço da imunização em Santa Catarina e no mundo.
A página reúne estimativas sobre o avanço da campanha em cada município, cruzamento de dados que mostram a taxa de aplicação das vacinas recebidas em cada região e detalhes sobre a população de cada grupo prioritário atendida pela campanha.
O Monitor da Vacina é atualizado três vezes por semana ou conforme novos dados são divulgados pelo Ministério da Saúde e pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC.

calendário da vacinação e comparação com outros Estados.
Atualizado às segundas, às quartas e às sextas
Continua depois da publicidade