Estar na liderança geralmente é motivo de orgulho e comemoração. Mas, não é o que ocorre quando o topo da lista ocupada se refere ao número de infrações envolvendo álcool e direção. Um estudo sobre o assunto foi apresentado à Assembleia Legislativa de Santa Catarina na semana passada pelo presidente do Fórum Parlamentar de Combate e Prevenção às Drogas, deputado Ismael dos Santos (PSD). De acordo com o relatório, Blumenau caracteriza-se como a cidade campeã no Estado em número de contravenções ao volante. O município registrou 967 infrações em 2012. Florianópolis aparece com quase metade do número blumenauense: 500.

Continua depois da publicidade

No estudo, foi considerado o trabalho de todas as forças policiais com a finalidade de analisar a realidade catarinense em relação à combinação de álcool e direção dos condutores dos 3.942.263 veículos registrados no Detran de SC.

O diretor de trânsito da Guarda Municipal de Blumenau, Edenir Rogério Teles, associa o número elevado de infrações na cidade à fiscalização intensa feita na cidade. A tenente Carolina Maria Bachmann, da Polícia Militar de Blumenau, afirma que há duas perspectivas para analisar os altos índices: ou os condutores bebem mais ou há mais fiscalização.

– Isso não quer dizer que os motoristas daqui ingerem mais bebida alcoólica. Se há uma fiscalização intensa, há chances maiores de identificar infrações. No dia a dia ainda nos deparamos com pessoas que se arriscam ao dirigir sob efeito de álcool, mas talvez aqui se fiscalize mais. É uma questão a ser analisada – pontua a tenente.

Fiscalização diária resultaria no alto índice de infrações

Continua depois da publicidade

Há três anos, são feitas blitze diárias durante cerca de seis horas em diferentes pontos de Blumenau. E, desde maio do ano passado, essas operações contam com a ação conjunta da Polícia Militar. Dos 120 agentes de trânsito da cidade, 10 são direcionados para a fiscalização, com o auxílio de outros, caso necessário.