A 10ª edição do Roteiro Blumenau Gastronômico começa hoje com diversas opções para quem gosta de comer bem e descobrir novas oportunidades culinárias na cidade. Durante o mês de fevereiro, 43 estabelecimentos da cidade vão oferecer um prato inédito ou com uma nova forma de apresentação.

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::: Confira o cardápio completo do roteiro

O número de restaurantes participantes é 34% maior do que os 32 registrados em fevereiro do ano passado e quase o dobro de dois anos atrás. É o recorde de participantes desde a criação do roteiro, em 2010. Os valores dos pratos vão de R$ 9,90 a R$ 69,90. O menu tem espaço para diferentes gostos e bolsos: desde clássicos mais acessíveis, como pão com bolinho e hambúrgueres até costelinhas de porco, funghi ao vinho e camarão à provençal. Há opções também para aproveitar o roteiro em um café da manhã, uma sobremesa ou janta para duas ou mais pessoas.

No ano passado, o evento ganhou uma edição de inverno, feita em agosto. O organizador Develon da Rocha, que também preside o Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau, conta que a intenção é oferecer opções para turistas que estejam na região neste período do ano e também a moradores de Blumenau, que assim podem conhecer melhor a diversidade gastronômica da cidade. Uma das apostas para este ano é aproximar os pratos oferecidos em Blumenau do público consumidor.

– Hoje há muitos pratos novos e opções que ainda não chegaram até a mesa do cliente, mas que os estabelecimentos estão fazendo e que podem proporcionar novas experiências – avalia Develon.

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Pratos serão disponibilizados de acordo com o horário de funcionamento de cada casa participante.

Meta é vender até 22 mil pratos neste ano

Oportunidade para os apreciadores de bons pratos e também para os estabelecimentos. Em 2017, o Roteiro Blumenau Gastronômico vendeu 18 mil pratos. Para este ano, a expectativa da organização é de fechar entre 20 mil e 22 mil unidades. Restaurantes pretendem faturar até 30% a mais em relação a 2017.

Develon explica que o roteiro auxilia os locais com visibilidade e divulgação capaz de levar novos clientes a conhecerem as opções da cidade. Público que em caso de uma boa experiência pode se tornar cliente fiel.

Andréa Santos é gerente-geral do Plaza, que nesta edição oferece um risoto com linguiça Blumenau flambada na cachaça.

Ela conta que um espaguete preparado no queijo parmesão, criado dois anos atrás para o festival, foi tão bem avaliado que permanece até hoje no cardápio e é um dos carros-chefes do estabelecimento.

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– A ideia é trazer inovação no cardápio, aproximar o turista e o blumenauense dessas opções que aumentam a cada ano. É uma forma de oferecer mais gastronomia e mais cultura.