Já está em Blumenau uma réplica do primeiro avião fabricado em série no mundo, projetado por Santos Dumont. A Demoiselle que veio para a cidade foi construída pelo Instituto Arruda Botelho (IAB) em 2006, onde estava até ser comprada pela catarinense têxtil Hangar 33, de Jaraguá do Sul.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
A aeronave vai ficar no espaço da empresa no Aeroporto Quero-Quero. No local, como o Santa mostrou em 2021, há uma série de outros aviões históricos da companhia. Os modelos servem de inspiração para produção de coleções, mas um dia serão expostos ao público, planeja o empresário Dênis Lunelli.
A réplica recém-adquirida Demoiselle é uma das cinco unidades construídas pelo IAB, que seguiu a planta original. Porém, houve melhorias de aerodinâmica e utilização de materiais modernos como o alumínio no lugar das estruturas de bambu, diz a Hangar 33.
A aeronave tem estilo similar a um ultraleve e está em perfeitas condições de voo, com autonomia para ficar no ar por até uma hora e meia sem necessidade de pouso.
Continua depois da publicidade
Uma coleção de peso
A coleção da empresa de Jaraguá do Sul começou a ser montada em 2012 e reúne modelos de aeronaves famosas. Entre eles estão: os dois únicos exemplares em condições de voo do biplano monomotor russo Antonov AN-2, que chegou a figurar no Guiness Book por ter sido produzido por mais de 60 anos, uma réplica do Fokker DR.1, modelo utilizado na Primeira Guerra Mundial por Von Richthoffen, o Barão Vermelho, e até um Paulistinha CAP-4, que formou gerações de pilotos comerciais no Brasil.
Leia mais
UFSC Blumenau planeja lançar cursos nas áreas de Saúde e Ciências Sociais
Área verde em Blumenau deve dar lugar a condomínio com 240 apartamentos