Blumenau decidiu abrir em definitivo o acesso a veículos pela Rua Professor José Ferreira da Silva, no Centro. A pequena via transversal entre a Avenida Beira-Rio e a Rua XV de Novembro havia sido fechada em setembro de 2021 para o tráfego e, há três anos e quatro meses, permanecia assim. Em 30 de dezembro, porém, a travessia foi liberada para “facilitar o deslocamento dos cidadãos, especialmente no período de festas de fim de ano”, disse a prefeitura, à época, em nota.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Agora, a Secretaria de Planejamento Urbano e a Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb) decidiram por manter a José Ferreira da Silva aberta. Os vasos que antes sinalizavam aos condutores o fechamento da via foram removidos e o semáforo na esquina com a Rua XV voltou a funcionar. Com isso, motoristas que vêm da região da Ponta Aguda pela Ponte Adolfo Konder e os que se deslocam a partir do Centro Histórico têm uma segunda opção de entrar diretamente na XV — até então, isso poderia ocorrer apenas pela Rua Floriano Peixoto, nas imediações do Edifício Visconde de Mauá.
Garcia perde moradores e Sul de Blumenau vê “êxodo” entre 2010 e 2022; o que explica?
Vale lembrar que, desde 2021 quando a José Ferreira da Silva foi fechada, condutores que vinham da região da Rua República Argentina tinham de fazer o contorno no prédio da prefeitura, acessar a Rua São Paulo próximo à Panvel para, aí sim, entra na Rua 7 de Setembro ou pela Amadeu da Luz, ou pela Rua Paulo Zimmermann. Três anos atrás a decisão foi tomada para desafogar a Avenida Beira-Rio nos horários de pico, principalmente pela formação de filas até as imediações da Rua das Palmeiras.
Continua depois da publicidade
Agora, tanto o Planejamento quanto a Seterb chegaram à conclusão de que a Rua Professor José Ferreira da Silva aberta facilitará os deslocamentos dos motoristas sentido Garcia (Sul) e sentido a região da Velha.
Leia também
Acordo na Justiça abre caminho para Havan construir nova loja em Blumenau após polêmica