Os Jogos Abertos de Santa Catarina ficaram para trás e o Campeonato Catarinense também. Embora os resultados tenham sido acima do esperado pela própria diretoria – terceiro nos Jasc e eliminado nas quartas de final do Estadual –, as duas competições são passado para o Blumenau Futsal. O foco a partir de agora é naquela que pode trazer à cidade o primeiro título da temporada: a Copa SC. Hoje, às 20h30min, o time enfrenta o JEC/Krona, no ginásio da Whirpool, em Joinville. A partida vale pelo jogo de ida da semifinal e os blumenauenses, por conta da melhor campanha na primeira fase, farão o duelo de volta em casa.

Continua depois da publicidade

As duas equipes já se enfrentaram quatro vezes na temporada e, pelo menos nos números, melhor para o Blumenau Futsal. Excetuando o primeiro confronto no ano, pelo Estadual, em que Joinville venceu por 4 a 1, nos outros jogos os comandados do técnico Alexandre Melo, o Xande, conseguiram somar pontos: foram duas vitórias, 5 a 2 pela Copinha e 1 a 0 no Catarinense, além de um empate em 3 a 3. Para o embate de hoje, tal como ocorreu durante toda a Copa SC, o JEC/Krona entrará em quadra com time misto, formado basicamente por atletas do Sub-20, já que o foco do Tricolor está todo na final da Liga Nacional de Futsal.

Independe disso, o discurso do Blumenau é de uma partida com ares de Copa do Mundo. À procura não apenas da vaga na decisão, como também da consolidação da equipe na cidade, o técnico Xande, pede a mesma atenção que o time teve a partir da segunda metade da temporada. A experiência do goleiro Ivan, do ala Pica Pau e do pivô Dão são os pilares para o grupo vencer fora de casa e trazer para o Ginásio Galegão a definição da classificação.

– A vivência desses atletas dá uma condição de competição que a gente precisa neste momento. As coisas boas só aconteceram até agora por conta da coletividade, dos mais experientes ao lado de mais jovens que nunca tinham entrado em quadra para competições desse nível – avalia o treinador blumenauense.

Após um começo instável, sem vencer nenhum dos oito primeiros jogos pelo Estadual e Copa SC, foi só dois meses após a estreia que o Blumenau Futsal conseguiu a primeira vitória. De lá para cá, emplacou boas sequências e, sempre empurrado pela torcida nos jogos em casa, fez frente aos grandes do futsal brasileiro como Jaraguá e Concórdia. Para Xande, isso foi a consequência de um grupo que se uniu e entendeu os ideais do clube ao ponto de querer conquistar a Copinha para coroar, digamos assim, o ano de 2017:

Continua depois da publicidade

– O grupo é forte e todos têm consciência de que o objetivo é comum. Vamos encarar esse novo desafio com humildade, já que o time de Joinville é Sub-20, mas é uma equipe muito bem treinada e que ficou em quarto lugar nos Jogos Abertos.

O jogo de volta entre o Blumenau Futsal e JEC/Krona pela Copa SC está marcado para a próxima terça-feira, às 20h15min, no Galegão. Ingressos antecipados começarão a ser vendidos sexta-feira, nos pontos de venda tradicionais.