Após a estreia do Blumenau Futsal, com vitória por 3 a 2 contra o Atlântico-RS, pela Liga Nacional de Futsal (LNF), no dia 27 de agosto, a equipe blumenauense volta à quadra nesta segunda-feira (14), contra o Marreco-PR, equipe de Francisco Beltrão (PR), no ginásio Arrudão, às 19h. 

Continua depois da publicidade

Esse confronto é o primeiro de uma sequência de três jogos no estado paranaense, com mandos de quadra invertidos, já que o governo do Estado de Santa Catarina ainda não liberou a volta dos jogos profissionais da modalidade. O jogo será válido pela quinta rodada da LNF, pois os jogos estão sendo marcados conforme a disponibilidade de locais, devido às restrições da pandemia. 

Depois, ainda nesta semana, encara o Cascavel-PR e o Foz Cataratas-PR.

> Entre no grupo de WhatsApp do Santa e receba notícias diárias

Para o jogo desta segunda, o Blumenau Futsal vai com força máxima, já que nenhum jogador está impossibilitado de jogar por lesão. Os únicos de fora da relação e da viagem do time para o Paraná foram o pivô Lucas Miguel, o goleiro Henrique e o ala Vinícius, todos por opção da comissão técnica. 

Continua depois da publicidade

— Vamos enfrentar uma equipe bem estruturada e treinada, que tem uma marcação por zona bem elaborada, tem o contra ataque encaixado e o jogo de um contra um bem forte, mas nossa equipe se preparou bem e temos a capacidade de fazer um jogo equilibrado — analisa Alexandre Eduardo de Melo, o Xande, técnico do Blumenau Futsal.

Apesar de vir de vitória, a equipe blumenauense encontra dificuldades para se preparar para esta temporada. A impossibilidade de realizar treinamentos em Blumenau, por respeito ao decreto, é uma delas. 

— A nossa dificuldade para essa sequência de jogos e para o campeonato em si é não estar tendo o mesmo ritmo de treinamento que outras equipes estão tendo no momento. Devido o decreto, nossos treinamentos são individuais, mas estamos dando nosso melhor para nos adequar e poder disputar a Liga no nível necessário – explica Xande.

“Chave mais difícil da competição”

Mesmo com esse obstáculo, a expectativa é que a equipe faça bons jogos e consiga resultados positivos nessa sequência. 

Continua depois da publicidade

— Nossa chave provavelmente é a mais difícil da competição, com equipes tradicionais aqui do Sul, mas mesmo assim sabemos da capacidade da nossa equipe e esperamos alcançar resultados bons para o andamento da competição. Esse tempo da pandemia foi difícil para nós sim, mas nos deu uma oportunidade de nos aprimorar como equipe, estamos colhendo ótimos resultados dos treinamentos e metodologias que utilizamos a distância e esperamos que isso continue — comenta Xande.

Antes da estreia na LNF, a equipe do Blumenau Futsal ficou parada por cerca de 16 semanas, devido à pandemia da Covid-19. Com o retorno das atividades, o foco foi a preparação física e logo depois os treinos passaram a ser individuais, mas outra parada aconteceu, prejudicando o planejamento da comissão técnica. 

— A pandemia certamente atrapalhou nosso trabalho ao longo deste ano. O tempo parado prejudica não só o físico dos atletas, mas toda parte tática e técnica, que é primordial para se competir em alto nível — explica Xande.

O jogo entre Blumenau Futsal e Marreco terá transmissão da LNF TV Os outros dois jogos do Blumenau Futsal no Paraná acontecem nesta semana, na quarta-feira (16), às 20h30min, contra o Cascavel, e no sábado (19), às 20h15min, contra o Foz Cataratas.

Continua depois da publicidade

Por Daniel Nogueira, estagiário de Jornalismo sob supervisão de Augusto Ittner