Criar cidades para as pessoas. Essa foi a frase mais repetida ao longo do primeiro encontro sobre mobilidade urbana sustentável dos municípios catarinenses, que ocorreu em Blumenau na tarde desta quinta-feira (12).

Continua depois da publicidade

Os secretários de planejamento e mobilidade das três maiores cidades de Santa Catarina estiveram reunidos com técnicos e acadêmicos da área para discutir estratégias que aumentem o uso de bicicletas e ônibus.

Revitalização da malha viária em Florianópolis

O secretário Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana de Florianópolis, Michel Mittmann, abriu a série de apresentações falando sobre a restauração de 150 quilômetros de malha viária no município e adaptação das vias para o uso de bicicletas.

A instalação de novos abrigos de ônibus, a ampliação do serviço de bicicletas compartilhadas e a retirada do estacionamento de algumas ruas, como na Lagoa da Conceição, estão entre as ações previstas para os próximos meses na Capital.

Mittmann afirma que também tem trabalhado para a inclusão da ciclovia nas rodovias estaduais do município, principalmente no caso da SC-401 e SC-404, que serão restauradas em breve. Outra obra do Governo do Estado, a Ponte Hercílio Luz, também deve priorizar as pessoas após ser novamente aberta, unindo características como patrimônio histórico, turismo, esporte e lazer.

Continua depois da publicidade

— O impacto será muito maior se eu privilegiar o transporte coletivo do que abrir a ponte Hercílio Luz para os carros. Para diminuir em 20% o congestionamento no Centro de Florianópolis, como apontavam algumas estimativas, é muito mais simples que as pessoas peguem mais carona, tirando dois a cada dez veículos das ruas — afirma.

Joinville aposta na tecnologia

Em Joinville, o foco é utilizar a tecnologia para definir as intervenções prioritárias no trânsito. O secretário Municipal de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável, Danilo Conti, apresentou que os drones fazem a estimativa do fluxo de veículos no município, o software faz simulações das ações que podem ser feitas e, com os dados obtidos, é possível estimar os resultados provocados com as mudanças no trânsito — que inclui a ampliação de 20 km de corredor exclusivo para ônibus até o próximo ano.

A principal obra planejada para o transporte ativo, que privilegia os modais para pedestres e ciclistas, é a revitalização da Rua do Príncipe. Localizada no Centro de Joinville, a via tem projeto urbanístico que inclui usar as curvas que remetem à capital da dança, passeio largo para pedestres e a possibilidade de um shopping à céu aberto.

— Antes de cada intervenção, temos visitado os bairros e proposto a participação da comunidade nas decisões. Os moradores participam de oficinas para contribuir com os projetos, o que aumenta a população popular na administração pública e diminui as críticas — destaca.

Continua depois da publicidade

Blumenau investe na ampliação da ciclovias

Já Ivo Bachmann, secretário Municipal de Planejamento Urbano de Blumenau, apresentou detalhes sobre as obras em andamento do pacote financiado pelo BID e do PAC Mobilidade, que prevê 10 milhões para investimentos em ciclovias com projetos em andamento.

No corredor estrutural Sul, há previsão de R$ 50 milhões no trecho até a rotatória de acesso ao bairro da Glória, incluindo o alargamento das ruas Gertrud Metzger e Hermann Huscher.

O secretário também citou o projeto de duas pontes: a duplicação da Adolfo Konder e uma estrutura paralela à Desembargador Pedro Silva, ambas no Centro da cidade. Outras ações do município incluem a licitação de mais 100 novos abrigos de ônibus, 27 novos semáforos inteligentes para travessia escolar e 150 faixas elevadas que serão pagas com recursos da arrecadação de multas.

— Estamos privilegiando o transporte ativo a partir da fiscalização do trânsito, principalmente de veículos, da nossa cidade — ressalta.

Continua depois da publicidade

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.