Dois postos de saúde de Blumenau estarão fechados nesta segunda-feira (17) porque os profissionais foram diagnosticados com Covid-19. Para garantir que os pacientes não fiquem desatendidos até o serviço ser normalizados nessas unidades, a prefeitura informou que eles serão redirecionados para outras unidades.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa
Quem é atendido na ESF Adelina Manoel Brueckheimer, localizada no bairro Velha Pequena, deve buscar atendimento no Ambulatório Geral Haroldo Bachmann. Já quem é referenciado na ESF Harold Ewald, no bairro Itoupavazinha, a recomendação é se dirigir à ESF Frederico Jensen, que fica no mesmo bairro.
“A medida foi tomada após integrantes que compõem as equipes das duas unidades Estratégia Saúde da Família testarem positivo para Covid-19. Eles foram afastados de suas funções e seguem em isolamento domiciliar”, informou a prefeitura de Blumenau às 22h30min deste domingo (16).
Leia também > Por que Blumenau não reabre a Central da Covid-19 na Vila Germânica
Continua depois da publicidade
Veja ainda > Mortos por Covid em Blumenau nos primeiros dias de 2022 não tomaram a vacina
De acordo com Secretaria de Promoção da Saúde, não são todos os servidores dos dois postos que estão infectados. Porém, com servidores a menos no quadro o atendimento fica inviável. Assim, quem não testou positivo vai reforçar as equipes para onde os serviços foram redirecionados.
Não foi informado quando as duas unidades serão reabertas.
Falta profissional da saúde
Na quinta-feira (13), o prefeito Mário Hildebrandt falou durante uma transmissão nas redes sociais que a rede pública de saúde estava com 94 profissionais de saúde afastado ou por testarem positivo para a Covid-19 ou porque tiveram contato com alguém infectado.
No dia anterior o número era de 54 e na primeira semana do ano chegava a 27. A prefeitura informou que nesta semana deve lançar um edital para contratação de mais profissionais da saúde.
O município chegou a anunciar que iria fazer testagem nos terminais de ônibus da cidade, mas antes de começar já foi suspensa e um dos motivos apontados é a falta de equipe para isso.
Continua depois da publicidade
Leia também
> Baladas e shows de Blumenau precisarão exigir passaporte da vacina ou teste negativo de Covid-19
> Ambulatórios de grandes empresas de Blumenau vão coletar testes de Covid-19, anuncia prefeitura
> Santa Catarina volta a ter a maioria das regiões com risco alto para Covid-19
> Brasil recebe mais 1,2 milhão de doses para vacinação de crianças contra Covid