A prefeitura de Blumenau assinou nesta terça-feira (2) um empréstimo milionário junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). O dinheiro deve ser usado para execução de obras e contratação de projetos relacionados à drenagem pluvial e contenções de deslizamentos.
Continua depois da publicidade
A Câmara de Vereadores aprovou o empréstimo no fim do ano passado.
Inscreva-se e receba notícias pelo WhatsApp do Vale do Itajaí
Serão R$ 54 milhões para macrodrenagem das ruas Maceió, no bairro Garcia, e Heinrich Hosang, no Victor Konder, e Santa Efigênia, na Itoupava Norte. Para as duas últimas, a prefeitura tem os projetos em mãos e parte agora direto para licitar as empresas e executar as obras.
Na Rua Heinrich Hosang, a tubulação tem cerca de 40 anos e prédios foram construídos em cima dela. No ano passado, um trecho cedeu e foi obstruído. A prefeitura fez um reparo paliativo, mas a solução é implantar uma nova rede passando pelo cruzamento com a Rua Max Hering.
Continua depois da publicidade
A ideia é fazer escavação subterrânea, em um processo manual, para não impactar o trânsito na região central de Blumenau.

Na Santa Efigênia o objetivo é colocar uma tubulação com maior diâmetro logo depois do dique de contenção de cheias, responsável por levar a água da chuva para o Rio Itajaí-Açu. O projeto prevê ainda melhorar a drenagem da Vereador Romário da Conceição Badia e algumas transversais, para depois reurbanizá-las. Quando pronta, a obra deve ter impacto direto na redução de enxurradas.
O recurso recém obtido por Blumenau também deve bancar a contenção do talude nas ruas Netuno e Maestro Francisco Baumgarten, na região do Morro da Coripós. No ano passado, quando a cidade enfrentou praticamente dois meses consecutivos de chuva, casas precisaram ser demolidas nessa região por causa de um barranco que cedeu (assista vídeo abaixo).
Avalanche de lama invade casas na Escola Agrícola
Outra parte do empréstimo é exclusivamente para a elaboração de projetos destinados a resolver problemas de drenagem em pontos onde ocorrem alagamentos com frequência nas enxurradas e são os primeiros a inundar em enchentes. O secretário de Obras de Blumenau, Dirk Reiter, cita como exemplos as ruas São Paulo, Antônio da Veiga e Almirante Barroso.
Continua depois da publicidade
Com os projetos prontos, a prefeitura poderá buscar novos recursos para execução.
O empréstimo obtido junto ao BRDE deve ser pago até 2045.
Leia mais
As lendas, histórias e os porquês dos nomes dos 35 bairros de Blumenau
Jorginho adia anúncio da compra do Sesi em Blumenau e inclui Joinville no negócio