A espera acabou. Cerca de um mês depois de saber que disputaria a Série B do Campeonato Catarinense – herdou a vaga do desistente Imbituba -, o Blumenau entra em campo. O adversário de estreia é o Hercílio Luz, às 16h deste domingo, no estádio Anibal Costa, em Tubarão.

Continua depois da publicidade

Em 2013 o tricolor perdeu a vaga direta da Terceirona rumo à Segundona para o Inter de Lages, mas ganhou a chance. O problema é que, como soube em cima da hora, teve pouco tempo de preparação. Um dos desafios que o técnico Rodrigo Cascca terá de superar.

Por isso, ele mescla no elenco oito atletas das categorias de base e outros com quem já trabalho em outros clubes – no próprio Blumenau, no segundo semestre do ano passado, por exemplo. O time começa a Série B com 31 nomes. Entre os mais conhecidos estão o zagueiro Rodrigão, 37 anos, e o atacante Clênio, 35, ambos com passagem pelo Camboriú na primeira divisão do Campeonato Catarinense do ano passado.

Camboriú, que é o outro representante do Vale do Itajaí na Série B deste ano, pois foi rebaixado em 2013. A equipe estreou na quarta-feira em Palhoça, onde perdeu do Guarani por 2 a 1. O tricolor tentará a recuperação no jogo do outro domingo, dia 27, em casa, contra o mesmo Hercílio Luz que joga neste domingo contra o Blumenau.

Continua depois da publicidade

A Segundona dá duas vagas à elite do futebol catarinense do ano que vem. Na primeira fase os 10 times se enfrentam em dois turnos. O campeão de cada, mas os outros dois melhores colocados na classificação geral avançam a um quadrangular, de onde os dois melhores colocados decidem o título – e, por consequência, levam as vagas à primeira divisão.