Depois de um início de ano repleto de bolas voando e quicando em Blumenau, é a vez de a esfera pesada rolar pela primeira vez em uma competição oficial na cidade. E melhor: justamente pela principal competição do futsal brasileiro. Contra Minas, nesta sexta-feira, no Ginásio do Sesi, às 20h15min, a equipe blumenauense tenta largar com o pé direito e repetir a boa campanha que teve na primeira fase da Liga Nacional no ano passado – quando chegou a estar na liderança e terminou a primeira fase na 10ª colocação.
Continua depois da publicidade
Neste ano a temporada começou com mais tempo de trabalho para o Blumenau Futsal se preparar. Diferente de 2018, quando garantiu a vaga de supetão e teve de correr contra o tempo para viabilizar a disputa, dessa vez a equipe conseguiu fazer a preparação como manda o script: contra grandes times, em jogos de alto nível, e com tempo de recuperação para os atletas.
No total, foram dois empates e uma vitória contra Jaraguá, igualdade no placar contra Pato-PR (atual campeão da Liga) e derrota para Joinville. Foram cinco partidas, mais o duelo contra o JEC/Krona, pela abertura Estadual, com vitória para os blumenauenses por 3 a 1.
Na avaliação do técnico Xande Melo, a ideia neste ano era apostar em contratações certeiras e com uma pré-temporada incisiva, garantindo um grupo bom (mesmo com as limitações orçamentárias) e entrosado.
– Neste ano a gente tentou ser ainda mais criterioso para muitas coisas, e com isso conseguimos planejar melhor. A Copa Uniasselvi foi muito boa, contra o atual campeão da Liga, o campeão de 2017, e contra Jaraguá que neste ano não tinha perdido para ninguém. Foi muito bom – avalia Xande.
Continua depois da publicidade
O adversário desta noite é um time que perdeu seus principais jogadores no ano passado, incluindo o técnico Paulo César Cardoso. Quem assume, curiosamente, é um velho conhecido de Blumenau. Peri Fuentes, que comandou a equipe da AD Hering na Liga Nacional de 2014 – quando o time foi eliminado nas quartas de final, para o Sorocaba-SP do craque Falcão.
– Conhecemos o Peri e o trabalho dele. Vai ser um time com muita intensidade e com organização na bola parada e no ataque. Ele (o Peri) é um amigo pessoal meu, e sei que teremos osso duro de roer. Para quem acha que é um time que perdeu jogadores e o treinador foi embora, está enganado. Lá tem uma base e uma estrutura muito boa. Será difícil – aponta o técnico blumenauense sobre o jogo desta noite.

Primeira Liga de Blumenau após comprar a vaga
No ano passado o Blumenau Futsal comunicou a compra da vaga na Liga Nacional – na última temporada o time entrou como convidado da organização. Isso, na avaliação de Xande, aumenta a responsabilidade por um bom desempenho dentro de quadra:
– Temos que honrar isso para o Marcelo (Weber, presidente do clube), para os patrocinadores, para os torcedores.
O time contratou quatro jogadores e renovou com boa parte do elenco da última temporada. As chegadas são de André, Dudu, Yuri Acosta, e do experiente Márcio – ex-Jaraguá do Sul. A meta do time é se classificar entre os 16 (de 19) e garantir vaga nas oitavas de final.
Continua depois da publicidade
Nesta primeira rodada, além de Blumenau, outros três catarinenses entram em quadra. Jaraguá e Tubarão medem forças hoje, na Arena, também às 20h15min, enquanto Joaçaba recebe o Marreco-PR, no ginásio da Unoesc, domingo, às 19h.
A competição
Os 19 times da Liga Nacional de Futsal 2019 duelam todos contra todos, em turno único. Serão 18 rodadas até o fim da primeira fase, que vai de hoje até meados de setembro. Além de Blumenau, disputam a competição Jaraguá do Sul, Carlos Barbosa-RS, Minas, Assoeva-RS, Intelli-SP, Atlântico Erechim, Cascavel-PR, Copagril-PR, Magnus Sorocaba-SP, Corinthians, Tubarão, São José-SP, Marreco, Joinville, Foz-PR, Joaçaba, Pato-PR e Campo Mourão-PR.