A equipe de Blumenau estreia nesta quarta-feira, dia 16, na Liga de Basquete Feminino (LBF). As blumenauenses entram em quadra bem longe de casa. O primeiro compromisso delas pela competição nacional será contra o Sport, em Recife (PE). A bola sobe às 20h.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
A equipe pernambucana busca a recuperação na LBF, após estrear com derrota para o Sampaio Corrêa-MA, por 77 a 59, em casa. Já o time de Blumenau, dá o primeiro passo na competição em que é a atual vice-campeã. Com 60% do elenco mantido da temporada passada, as blumenauenses buscam fazer história na competição.
Com a saída de João Camargo, que se transferiu para o Sesi/Araraquara-SP, que lidera o time fora de quadra é Bruna Rodrigues. Blumenauense, ela defendeu as cores da equipe na LBF em 2012 e agora tem a oportunidade de comandar a equipe. Ela diz viver um momento muito especial.
– É um grande desafio e ao mesmo tempo motivo de orgulho e motivação. O time está trabalhando muito forte e a expectativa para a estreia é das melhores possíveis. Nós vamos lutar muito para buscar esse título – comenta a treinadora.
Continua depois da publicidade

Com média de idade de 27 anos, a equipe de Blumenau mescla juventude e experiência, como as meninas reveladas nas categtorias de base do clube, como Helena, Luana e Vick, e jogadoras com passagem pela Seleção Brasileira e no basquete internacional, como a Karina, Mariana, Sil e Tati Castro.
– É motivo de muito orgulho termos duas atletas formadas na base aqui (em Recife) com a gente. Tem ainda a Vick, que não está conosco porque foi convocada para a Seleção Brasileira Sub-18. A competição tem se tornado muito competitiva, porque os times estão mais fortes, se qualificando, tranzendo atletas estrangeiras. Cada jogo é uma final. Vamos pensar jogo a jogo – pondera Bruna.
> Blumenau é superado pelo Ituano-SP e fica com o vice-campeonato da LBF
Ainda nesta semana as blumenauenses voltam à quadra, ainda fora de casa. Na sexta-feira, dia 16, elas enfrentam o Sampaio Corrêa, em São Luis (MA), às 19h30min. O primeiro jogo da equipe em Blumenau será no próximo dia 24, às 19h30min, no Ginásio Sebastião Cruz, o Galegão. Curiosamente, será contra o Sesi/Araraquara-SP, equipe treinada por João Camargo, que até o ano passado comandava Blumenau.
A competição
A LBF tem 10 clubes participantes em 2022, e iguala o recorde das edições de 2014/2015 e 2019. Neste ano, além de Blumenau estarão na disputa: Campinas-SP, Catanduva-SP, Ituano-SP, Mesquita-RJ, Sampaio Corrêa-MA, Santo André-SP, Sesi/Araraquara-SP, Sorocaba-SP e Sport-PE.
Continua depois da publicidade
Na primeira fase as equipes se enfrentam entre si em turno e returno, com os oito melhores colocados avançando para os playoffs. Na fase de quartas de final, os duelos obedecerão o chaveamento olímpico (1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º) e serão decididos em séries melhores de três jogos. Nas semifinais, os confrontos também serão em série melhor de três partidas. Já o título será decidido em uma série melhor de cinco jogos.
A grande novidade da LBF nesta temporada é a volta do público aos ginásios, mediante apresentação do esquema vacinal completo e cumprimento das normas sanitárias, como uso de máscara e distanciamento social.
Leia também:
> Pomerode é eleita um dos destinos mais acolhedores do Sul do Brasil
> Quem era a blogueira morta na BR-101 em acidente após evento de motos em Penha
> Grave acidente na BR-470 deixa motorista preso às ferragens