Blumenau deve receber ao menos três ônibus com ar-condicionado todo mês a partir de fevereiro até chegar a 21 veículos com climatização. Se a expectativa se confirmar, a meta deve ser alcançada em agosto, mas a prefeitura diz que é possível que isso aconteça antes, caso a empresa contratada para fazer a instalação dos equipamentos consiga adiantar o serviço.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp

O primeiro ônibus com ar-condicionado começa a rodar na segunda-feira (16), em fase de testes. Ele será o único a circular pela cidade durante janeiro, para que o Blumob avalie o desempenho do sistema e faça as adequações que considerar necessárias.

Conforme mostram a imagem abaixo, o ônibus tem compartimentos de saída do ar-condicionado quase individuais no teto, para que o passageiro possa ajustá-lo — assim como ocorre no transporte intermunicipal. No corredor há, também, vários pontos para passagem do ar refrigerado. De acordo com a empresa, o veículo ainda recebeu isolamento térmico, para reforçar o sistema.

Quanto de temperatura será possível reduzir dentro do ônibus em relação à rua ainda não é possível cravar, diz o diretor da Blumob, Maurício Garotti. Ele conta que na quarta-feira (11), durante testes, o painel do motoristas apontava 38°C dentro do veículo. Após ligar o ar-condicionado, a temperatura caiu 13°C.

Continua depois da publicidade

— Percebemos que o ônibus gela rápido. Mas agora precisa ver como se comporta com o abre-fecha das portas e com os passageiros — afirma.

(Foto: Patrick Rodrigues, Santa)

Quando o ar-condicionado estiver ligado, as janelas serão travadas automaticamente. Ou seja, o passageiro não vai conseguir abri-las. Quando o equipamento não estiver ligado, as janelas poderão ser abertas normalmente. O sistema é importante para permitir que em um eventual novo surto de Covid-19, por exemplo, o ônibus possa continuar circulando e com a ventilação adequada.

Segundo a prefeitura, os primeiros ônibus a receber ar-condicionado são os que fazem a linha Troncal 10, a com maior fluxo de passageiros e com trajeto do Terminal do Aterro ao Garcia, passando pela Fonte. Depois, caso a avaliação seja positiva e haja viabilidade financeira, a ideia é abranger outros troncais, como o 11 (2 de Setembro) e o 12 (Escola Agrícola).

— A ideia é dar conforto ao usuário e também atrair mais passageiros — defendeu o secretário de Trânsito e Transportes, Alexandro Fernandes.

Continua depois da publicidade

O investimento com a instalação dos equipamentos nos 21 ônibus é estimado em cerca de R$ 1,5 milhão. Os recursos para bancar a melhoria virão do subsídio pago pela prefeitura à Blumob. Quanto a operação dos caros vai custar a mais por causa do aumento no uso de combustível e necessidade de manutenção ainda não está quantificado.

A próxima novidade nos veículos será a instalação de câmeras com reconhecimento facial.

Leia mais

Vídeo mostra mãe e filho atropelados por carro sem motorista em Blumenau

Famílias atingidas por temporal em Brusque podem sacar FGTS; veja como