Anote aí, a partir desta quarta-feira inicia uma contagem regressiva importante para o Brasil: restam 365 dias para o início da Copa do Mundo. Em um ano, a bola começa a rolar para o Mundial no país.

Continua depois da publicidade

Santa Catarina não receberá jogos oficiais, mas, pelo clima, belezas naturais e a estrutura hoteleira que oferece, deve receber algumas seleções e muitos turistas.

No Vale do Itajaí, uma delegação em especial é aguardado ansiosamente: a alemã. Empresários e dirigentes ligados à Câmara Brasil-Alemanha sonham em trazer a sensação do futebol no momento (e uma das favoritas ao título mundial) à região no ano que vem.

Um aperitivo foi dado no domingo passado, no Estádio do Sesi, quando a equipe universitária germânica passou por Blumenau, para disputar um amistoso com a equipe Sub-20 do Metropolitano.

Continua depois da publicidade

Markus Blumenschein, coordenador regional catarinense do Comitê Alemanha+Brasil 2013-2014, assegura já estar trabalhando para concretizar o sonho. Estabeleceu contatos com representantes da Federação Alemã de Futebol (DFB) e ficou de enviar nos próximos dias um ofício para o cônsul geral da Alemanha no Brasil, manifestando o desejo que Schweinsteiger e cia visitem a cidade no ano que vem.

Além disso, Blumenschein planeja outras duas frentes de ação. Em uma delas, pretende ir a Frankfurt, cidade-sede da DFB, para conversar com dirigentes da federação e manifestar o desejo pessoalmente. Outra possibilidade é envolver a empresa T-Systems, da qual é diretor, também patrocinadora da seleção.