A alta procura pela vacina contra a Gripe A fez os estoques recebidos pela rede pública de saúde acabarem rapidamente na região. Em Blumenau, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, no último sábado, após uma semana de campanha, algumas unidades de saúde chegaram ao fim do estoque. Nesta segunda-feira praticamente não havia mais doses na rede pública, que já imunizou mais de 68 mil pessoas.

Continua depois da publicidade

Segundo a diretora da vigilância, Ivonete dos Santos, nesta segunda-feira à noite uma nova remessa de 10 mil vacinas chegou ao município e será distribuída durante a terça-feira. A quantia, no entanto, deve durar poucos dias e não há uma sinalização oficial de quando uma nova parcela será entregue. Após as 10 mil, ainda serão necessárias 25 mil doses para alcançar a meta de 103 mil pessoas dos grupos de risco imunizadas.

– Nós conseguimos fazer o Dia D no sábado (dia 30), coisa que muitas cidades nem conseguiram pois já não tinham mais vacinas. Não é um problema municipal nem estadual, é no Brasil inteiro. Nossa preocupação é que a campanha vai até o dia 20 e talvez a próxima remessa de vacinas chegue só no dia 13 – comenta Ivonete.

:: Oito dicas para prevenir a Gripe A

Continua depois da publicidade

::: Veja como a Gripe A age no organismo

Entre o grupo de risco, Blumenau atingiu a meta de vacinar mais de 80% das pessoas acima de 60 anos e das puérperas (mulheres no pós-parto). Segundo a diretora da vigilância, a preocupação é com as gestantes e com as crianças. Até o momento foram vacinados 50% e 57% do público-alvo destes dois grupos respectivamente.

Vacinação em Pomerode será retomada quarta-feira

Outras cidades do Vale também sofrem com a falta de vacinas. Em Pomerode o estoque acabou no meio da tarde de sábado, durante as ações do Dia D da campanha. A cidade conseguiu imunizar 58% da população, mas está sem doses no momento. De acordo com a Secretaria de Saúde, a expectativa é retomar a vacinação nesta quarta-feira com uma nova remessa do Estado.