Blumenau entrou em estado de alerta na madrugada desta quarta-feira (4) por conta do aumento do nível do rio. Às 4h, de acordo com dados do AlertaBlu, o Itajaí-Açu passou da marca de 6 metros, o que ativou o protocolo laranja da Defesa Civil, com acionamento de equipes e prontidão para atendimento à população de ocorrências relacionadas a uma possível cheia.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

O estado de alerta permanece enquanto o Itajaí-Açu estiver entre 6 e 8 metros. Acima desse índice é considerado estado de prontidão e abaixo desse número o protocolo recua para estado de atenção. Desde a meia-noite, o rio vem subindo em média 25 centímetros por hora e às 7h da manhã atingiu a marca de 6,92 metros, ainda conforme o AlertaBlu.

Nenhuma rua ainda é atingida com o Itajaí-Açu abaixo de 7 metros. Acima disso, a partir de 7,40 é que as primeiras vias são afetadas — principalmente em transversais da 1º de Janeiro, como a São Rafael, Martha Cordeiro e Albert Goll, no entorno da Itoupava Norte. 

Até as 7h desta quarta-feira (4), a prefeitura não havia confirmado uma previsão para o nível do rio.

Continua depois da publicidade

Previsão do tempo

A previsão do tempo indica “chuva persistente” para esta quarta-feira no Alto e Médio Vale do Itajaí (regiões de Rio do Sul e Blumenau), segundo a Defesa Civil estadual. Nestas regiões, há um risco considerado “muito alto” para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e transbordamento de rios e córregos.

Situação em Rio do Sul

Rio do Sul entrou em situação de enchente na madrugada desta quarta-feira (4). O nível do Itajaí-Açu na maior cidade do Alto Vale passou dos 7 metros à meia-noite e na leitura das 6h atingiu a marca de 8,18 metros. Com tendência de alta desde o início da tarde, o município já havia feito um alerta à população no início da noite para que “se planejasse” para a cheia.