Parece contraditório, mas ao mesmo tempo em que enfrentará um time novato na Liga, o basquete feminino de Blumenau duelará também com o atual campeão da competição. Herdeiro da vaga deixada pelo Corinthians, o Campinas (SP) tem o elenco da melhor equipe do ano passado com o bônus de reforços que a tornam favorita ao título em 2018.
Continua depois da publicidade
Ou seja: o grupo blumenauense – único de Santa Catarina na competição – terá dificuldades para manter o bom início de competição. Mas nada é impossível, e é com base justamente nas boas atuações nos dois primeiros confrontos que o técnico João Camargo Neto preparou as blumenauenses para o duelo contra o único invicto até agora na competição.
Embora tenha começado a Liga com um bocado de desconfiança por conta dos investimentos reduzidos e por ter escolhido montar um elenco mais jovem, sem grandes contratações, Blumenau largou bem em comparação aos adversários. Foi só a bola rosa começar a quicar que a boa pré-temporada e a manutenção de alguns nomes que estiveram por aqui no ano passado deu consistência à equipe.
É nessa receita que a equipe de Camargo se baseia para hoje, às 19h, fora de casa, acabar com a invencibilidade (de seis jogos) das adversárias e ir com moral para a sequência da competição. O treinador blumenauense prega respeito ao clube de Campinas, mas se diz confiante para o confronto.
– É um adversário que mudou de nome e de cidade, mas querendo ou não é o atual campeão brasileiro. Mesmo assim estou bem esperançoso, já que tivemos um ótimo volume nas três primeiras partidas, o que mostrou que esse campeonato vai ser muito equilibrado. Estamos confiantes em, quem sabe, quebrar a invencibilidade delas – destaca Camargo.
Continua depois da publicidade
Líder da Liga de Basquete Feminino (LBF), o time de Campinas é o que tem mais poderio financeiro. Camargo conta que além de ter um grupo completo, com peças de reposição no mesmo nível em várias posições, as paulistas ainda trouxeram uma das principais atletas que atua no Brasil: a cubana Ariadna.
Isso significa que uma boa atuação hoje à noite, mesmo sem necessariamente culminar em uma vitória, é essencial para que o grupo blumenauense confie em buscar um algo mais dentro do campeonato.
– Isso (um bom desempenho contra Campinas) pode consolidar o que a gente tem feito desde a pré-temporada até agora. Estou muito contente com o nosso elenco, que é jovem, mas que consegue fazer frente em uma competição que se mostra muito nivelada até agora – ressalta o treinador blumenauense.
Jogo será o primeiro de dois em São Paulo
Antes de voltar para casa, o basquete feminino de Blumenau terá ainda outro desafio em território paulista. Domingo, às 15h, enfrentará Itu, equipe que venceu apenas um dos cinco jogos até agora no campeonato. As meninas voltam a jogar diante do torcedor, no Ginásio Galegão, nos dias 23 e 25 de fevereiro contra Sampaio Corrêa-MA, às 20h, e Catanduva-SP, às 15h, respectivamente.
Continua depois da publicidade