Blumenau enfrenta desde o início da tarde deste domingo (29) uma nova enchente em pleno mês de outubro. Do começo do mês até agora, é a quarta cheia registrada na maior cidade do Vale do Itajaí — mesmo que em pequenas proporções. O aumento do nível do Rio Itajaí-Açu, porém, ocorre em um dia sem chuva e com o retorno do sol e do calor após dias consecutivos de mau tempo no município.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Desde a tarde deste sábado (28), o nível do Itajaí-Açu subiu cerca de 4,5 metros, passando da casa dos 3,70 metros para os 8,38 metros anotados às 18h deste domingo — um cenário de estabilização. Com tempo firme e com céu azul desde o fim da manhã, a temperatura na cidade chegou a passar da marca dos 31ºC. O problema é que com a chuva que caiu no Alto Vale do Itajaí — que demora cerca de 20 horas para chegar a Blumenau — o Itajaí-Açu permanece em constante elevação.
ATUALIZAÇÃO: Blumenau sai da situação de enchente depois de enfrentar a 4ª cheia do mês
Na madrugada de sábado para domingo um abrigo chegou a ser aberto, na Rua Cidade do Salvador, na Itoupava Norte, que é historicamente o primeiro a receber moradores — por ficar na área mais baixa de Blumenau. Até a última atualização da prefeitura, havia por lá três pessoas, sendo dois adultos e um adolescente.
Continua depois da publicidade
Vale lembrar que a barragem de José Boiteux, a maior de contenção de enchentes em Santa Catarina, está com apenas uma comporta fechada. A outra não pôde ser aberta por conta de problemas estruturais — o local é pivô de um histórico impasse entre o governo do Estado e a comunidade indígena. Já a barragem de Taió está com todas as sete comportas fechadas e 60,5% de ocupação às 7h. Já a barragem de Ituporanga estava às 7h deste domingo com quatro comportas fechadas, uma aberta e 50,3% de ocupação.
A outras enchente deste mês
- 5/10 – 8,78 metros
- 9/10 – 10,19 metros
- 12/10 – 10,76 metros