Blumenau e região recuaram para o nível “grave” do coronavírus, aponta matriz de risco do governo de Santa Catarina divulgada na manhã desta quarta-feira (30). Um mês e cinco dias depois de entrar na condição “gravíssima”, o Médio Vale agora apresenta uma leve melhora em relação à semana passada, conforme os critérios de avaliação da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Continua depois da publicidade
O Alto Vale do Itajaí e a Foz do Itajaí-Açu, outras microrregiões que compõem o Vale do Itajaí, porém, permanecem em vermelho no mapa.
> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa
Mas o que muda com a saída do “gravíssimo” e entrada no nível “grave”?
Na prática, dois pontos principais: as casas noturnas podem voltar a operar, mas com apenas 20% da capacidade, de acordo com a restrição do governo do Estado — apesar de que muitas já estão em funcionamento, como mostraram reportagens publicadas pelo Santa no último mês. O assunto, inclusive, foi tema de uma coluna de Dagmara Spautz nesta semana.
Continua depois da publicidade
Outra restrição que deixa de existir é a do esporte recreativo. Agora, patotas, por exemplo, podem voltar se reunir, desde que respeitando medidas sanitárias para evitar a propagação da Covid-19. As outras mudanças são referentes ao limite de capacidade de estruturas como museus, eventos, transporte coletivo e outas cerimônias. Confira abaixo.
O que pode
– realização de atividades esportivas de caráter recreativo
– atividades industriais
– abertura de casas noturnas com 20% de ocupação
– abertura de cinemas e teatros com 50% de ocupação
– realização de congressos, feiras e exposições com 50% da ocupação
– organização de eventos e competições esportivas pela iniciativa privada, por meio de entidades de administração esportiva ou pela FESPORTE, sem acesso de público
– realização de eventos sociais (cerimônias sem cobrança de ingresso, como casamento, batizado, aniversário, jantares e festas infantis) com 50% da ocupação
Continua depois da publicidade
– acesso a igrejas e templos religiosos com 50% da ocupação
– abertura de museus com 75% da ocupação
– funcionamento de parques aquáticos e complexos de águas termais com 75% da ocupação
– circulação de transporte coletivo normalmente