A forte chuva que caiu sob o Vale do Itajaí na noite de quarta-feira ajudou a amenizar o clima, após o calor que atingiu a região, mas causou problemas para os moradores de pelo menos nove cidades. Mais de 30 mil imóveis ficaram sem o abastecimento de energia nos municípios atendidos pela regional da Celesc em Blumenau. De acordo com o site da Celesc, Indaial, Ascurra e Apiúna tinham pelo menos 50% dos imóveis sem luz às 22h.

Continua depois da publicidade

Em Blumenau, 5,9 mil unidades ficaram sem energia, sendo mais de 4 mil delas na região central. Segundo o gerente regional da Celesc de Blumenau, João Marcos Ribeiro, esse problema aconteceu por conta de um raio que acabou atingindo um transformador na região do Garcia e provocou a falha no fornecimento.

Passadas 13 horas, mais de 730 unidades consumidoras sofriam com a interrupção no fornecimento de energia elétrica em seis municípios nesta quinta-feira, por volta das 11h : Blumenau, Brusque, Indaial, Massaranduba, Pomerode e Timbó.

Esses problemas acabaram ocasionando complicações em outros serviços como o abastecimento de água em Blumenau. A ETA 2, localizada na Rua Bahia e responsável pelo abastecimento de 70% da cidade, teve o funcionamento afetado por conta da queda de energia registrada na noite de quarta-feira. Por conta disso, a estação operou de maneira parcial a até as 3h, e atrasou a recuperação do sistema, o que pode afetar o abastecimento de água das regiões atendidas pela unidade ao longo desta quinta-feira.

Segundo o Samae, o sistema opera normalmente em capacidade total e a previsão é de que o abastecimento se normalize ao longo do dia. Tendo em vista que a previsão é de mais calor para esta quinta-feira, a orientação é para que os moradores usem a água de maneira consciente e evitem mais problemas no sistema durante até mesmo no fim de semana.

Continua depois da publicidade