Lendas e histórias marcam tudo que envolve a tocha olímpica. Deuses gregos e 88 anos de tradição na Era Moderna dos Jogos serão levados juntos das mais de 70 pessoas que vão carregar a chama hoje em Blumenau. Atletas com grandes conquistas, outros com nem tantas, figuras importantes ao esporte na cidade e completos desconhecidos do público estão na seleta lista para carregar o fogo simbólico por 19 ruas da cidade. Serão exatos 155 minutos entre o início do revezamento, na Fonte Luminosa, até o clímax, que será o acendimento da pira oficial pela blumenauense e medalhista olímpica em Atlanta (1996), a ex-jogadora de vôlei Ana Moser.
Continua depois da publicidade
Após passar por 227 cidades em todo o Brasil, será a vez do Litoral Norte e o Vale do Itajaí receberem a tocha e se tornarem o centro das atenções às vésperas da Olimpíada do Rio de Janeiro. O trajeto começa por Biguaçu pela manhã, passando por Balneário Camboriú, Ilhota, Gaspar e encerrando o dia em Blumenau. Brusque também receberá a chama, mas sem interromper o trajeto pré-estabelecido – uma tocha à parte será deslocada à cidade que é berço dos Jogos Abertos de Santa Catarina. O fogo passa a noite em Blumenau e amanhã chega a Massaranduba, quando inicia a passagem pelo Norte de Estado antes de rumar para o Paraná.
Ruas serão totalmente interditadas para o trânsito
Instantes antes da chegada da tocha, as ruas que receberem o fogo serão completamente fechadas para o tráfego, em uma operação que vai envolver 50 agentes de trânsito e 70 policiais. À medida em que o fogo for passando, as vias serão liberadas pela Guarda Municipal de Trânsito (GMT). Os corredores de ônibus ficarão abertos para o uso das viaturas e rotas serão sinalizadas pela GMT para os motoristas que precisarem transitar por Blumenau durante o revezamento. Com exceção da saúde, todos os outros serviços públicos municipais públicos irão encerrar o expediente às 16h, mesmo horário em que terminam as aulas da rede pública e também das escolas particulares do município. Os CEIs da cidade funcionarão em regime de plantão, segundo comunicado da Secretaria Municipal de Educação.
Continua depois da publicidade
Itajaí: fogo chegará à cidade logo após o meio-dia
A passagem do fogo simbólico pela região iniciará em Balneário Camboriú, às 10h30min, com o revezamento iniciando em frente ao Teatro Municipal e encerrando no Pontal Norte. De lá, a tocha olímpica se dirige a Itajaí e deve chegar às 12h25min, segundo os organizadores. O início do trajeto será na Praça Genésio Miranda Lins e a chegada acontecerá em frente à Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento. O fogo simbólico passará por 12 ruas (confira na tabela), que já amanheceram sinalizadas e serão completamente interditadas a partir das 12h – a previsão é de que o revezamento da chama se estenda até 12h50min. Serão 6.140 metros de extensão e, no total, 31 pessoas irão conduzir a tocha pela cidade, que é a atual bicampeã dos Jogos Abertos de Santa Catarina.
Tabela: O roteiro da tocha em Itajaí
Avenida Ministro Victor Konder (Beira-Rio)
Rua Joinville
Avenida Prefeito Arno Bauer
Rua Hercílio Luz
Avenida Marcos Konder
Rua Coronel Eugênio Müller
Rua Isabel Fabeni
Rua José Eugênio Müller
Rua João Gaya
Rua Alberto Werner
Avenida Irineu Bornhausen (Caninana)
Rua Tijucas