A delegação de Blumenau confirmou nesta sexta-feira, dia 9, o título de campeão geral dos 47º Jogos Abertos de Santa Catarina, em Jaraguá do Sul. Foi o 39º título da cidade do Vale, sendo o quinto consecutivo. O troféu veio com um dia de antecedência, já que a competição, que teve início no dia 1º, se encerra neste sábado.

Continua depois da publicidade

Blumenau possui um total de 126 medalhas, sendo 46 de ouro, 40 de prata e 40 de bronze e não pode mais ser alcançado por Joinville, o segundo colocado. Florianópolis deve terminar em terceiro.

Com o término de 13 modalidades nesta sexta, os Jasc deram praticamente uma configuração final do quadro de medalhas já que neste sábado ocorrem apenas as finais do futsal masculino – Jaraguá do Sul x Siderópolis – e do vôlei feminino – Blumenau x Brusque.

Os jogos deste ano confirmaram o favoritismo das equipes, principalmente as coletivas. Foi assim no basquete masculino com Joinville campeão, e no handebol feminino com Blumenau. No futsal feminino deu Caçador e Florianópolis levou o troféu no basquete feminino.

Apenas três recordes quebrados no atletismo

Continua depois da publicidade

Entre as modalidades encerradas nesta sexta-feira estava o atletismo, depois de três dias de competições em Itajaí. Blumenau conquistou seis medalhas de ouro e ficou com o título nos dois naipes, seguido por Joinville. Durante a competição toda foram quebrados apenas três recordes, dois no feminino e um no masculino.

Alessandra Picagevicz,de Timbó, melhorou a marca dos 5mil de marcha atlética com 23min52eg18. Já a atleta Mônica Freitas, de Blumenau, garantiu o ouro e o novo recorde do salto em altura com 1,80m. No masculino Derik Kowbik, de Criciúma, detém a melhor marca do salto com vara com 4,41 metros. Ele foi eleito o melhor índice da competição no naipe masculino. Já no feminino o destaque foi Ana Cláudia Lemos da Silva, de Criciúma, que ganhou ouro nas provas de 100 e 200m rasos.

Na ginástica rítmica a vitória foi de Joinville, enquanto no tênis de mesa os troféus saíram para Concórdia no masculino e Rio do Sul para o feminino. No bolão 23 masculino, a equipe de Jaraguá conquistou mais um troféu depois de vencer a decisão contra Rio Negrinho por 1420 pinos a 1387. Os donos da casa ainda ganharam a competição de tiro armas curtas.

Florianópolis bicampeã no caratê

Já na disputa do xadrez masculino Concórdia repetiu o troféu conquistado também no feminino. Ainda no caratê, Blumenau ganhou mais um título no naipe feminino, enquanto Florianópolis foi bicampeã do masculino. No handebol masculino a vitória foi de Joaçaba por 28 a 25 contra Chapecó. Por último, no basquete feminino, a equipe da Capital, que se prepara para o Campeonato Nacional, venceu a tradicional equipe de Blumenau por apenas um ponto de diferença. 60 a 61.

Continua depois da publicidade