Blumenau ou Brusque, quem vai entoar o grito de campeão no ginásio Sebastião Cruz, o Galegão, no sábado? Com vitórias na segunda rodada do quadrangular final do Campeonato Catarinense de Basquete Masculino, as duas equipes que disputam o protagonismo estadual nos últimos anos voltam a se enfrentar em duelo que valerá a taça.
Continua depois da publicidade
Os blumenauenses buscam o inédito tricampeonato – e o sexto título da história, desde a criação da Federação Catarinense de Basquete (FCB), em 1995 -, enquanto os brusquenses tentam se reabilitar das derrotas nos últimos anos e faturar o quarto caneco.
:: Leia mais notícias de Basquete
Os dois times chegam à decisão neste sábado, às 16h, invictos no final four, com duas vitórias. Na partida que abriu a rodada dupla na sexta-feira, os donos da casa fizeram um jogo duro contra Joinville. As duas equipes oscilaram de rendimento e trocaram constantemente a liderança do placar, em especial nos dois primeiros quartos. O time de Blumenau (Apab/FMD) voltou a liderar na segunda etapa, quando abriu vantagem de até 14 pontos e passou a administrá-la para vencer por 83 a 80. O ala Luiz Henrique Semmke dos Santos foi o cestinha da equipe blumenauense, com 20 pontos.
Continua depois da publicidade
Na segunda partida da noite, os brusquenses também tiveram dificuldade. Em um jogo marcado pelo equilíbrio, a equipe do Vale venceu Videira, por 76 a 66. O reencontro entre Blumenau e Brusque servirá de tira-teima. As equipes se enfrentaram duas vezes na fase de classificação e cada um venceu um jogo, curiosamente, na casa do adversário.
:: Leia mais notícias de Esportes
Ciente das dificuldades que o grupo ainda terá pela frente, o técnico da Apab/FMD, Christian Nau, espera que os jogadores consigam explorar o jogo de transição, impondo problemas ao adversário, que tem atletas mais experientes e atua de forma mais cadenciada.
– Não tem jogo fácil, vai ser mais uma guerra. Vamos buscar a terceira vitória, para conquistar o título e fazer valer o nosso trabalho, com um time formado pela garotada revelada nas categorias da base nos últimos 10 anos faturando o tricampeonato estadual – avalia Nau.
Continua depois da publicidade
Antes do clássico do Vale, às 14h, Joinville e Videira voltam à quadra, em duelo que valerá o terceiro lugar da competição. A entrada é gratuita.