Como parte das ações de comemoração dos 50 anos do Santa, o projeto “Blumenau do Futuro” convidou estudantes da rede pública de Blumenau a pensar o que as próximas décadas reservam para o município e a responder, em texto, a pergunta: O que você espera para a Blumenau do futuro?
Continua depois da publicidade
Os principais textos podem ser lidos na íntegra a seguir:
Ágata Amancio Varela (9º A) / Blumenau do futuro / Acredito que a cidade mudará muito, a população aumentará, mais prédios e casas serão construídas. Blumenau é e continuará sendo uma cidade atualizada. As escolas terão um ensino de aprendizagem melhor, nos supermercados não será preciso pessoas nos caixas. Hoje em dia já em alguns mercados as pessoas passam suas próprias compras. /Há uma frase que ouvi a algum tempo: “Daqui a alguns anos as crianças não vão entender como tínhamos celular que não dava sensação nenhuma.” /Duvido muito que daqui a 50 anos as crianças brincarão na rua como atualmente. A tecnologia avançará, novos aparelhos serão criados e com isso, as crianças irão preferir passar a maior parte do tempo em casa trancadas em seus quartos, jogando algum jogo online com os amigos ou até mesmo sozinhos. /A educação será como atualmente, talvez melhores, mas acho difícil. O número de desempregados aumentará, com isso a cidade terá um grande número de moradores de rua. /Construções novas serão efetuadas, melhorias também acontecerão ao longo dos anos. /Estarei com 65 anos de idade, terei filhos e talvez netos, espero que eles tenham o melhor ensino possível. – (Foto: Foto: Patrick Rodrigues/NSC)
Allan William Wolter ( 8º D) / Blumenau do futuro / Blumenau uma cidade alemã, fundada em 1850, agora com seus 171 anos. Dr. Blumenau, nosso fundador juntamente com outros imigrantes e com seu amigo Fritz Mueller fundaram esta belíssima cidade. Mas isso é passado, agora vamos falar do futuro./ Como será Blumenau daqui a 50 anos?Como ela estará em todos os aspectos? Eu estarei com 63 anos, se estiver vivo até lá./ Teremos uma educação melhor, mais rígida e com disciplina, pois acredito que desta forma os alunos aprendem mais. Talvez um ensino fundamental já voltado para o trabalho./ A saúde necessita de muita atenção, espero que tenha mais pronto atendimento nos bairros facilitando o deslocamento das pessoas./ Mas em tudo Blumenau mudará bastante, mas espero que seja pra melhor. – (Foto: Foto: Patrick Rodrigues/NSC)
Amanda Soethe Bento (9º B) / Blumenau do futuro / Na minha opinião, daqui a 50 anos, Blumenau será uma cidade bem diferente./ Não tenho certeza sobre carros que voarão, mas os carros elétricos vão provavelmente dominar grande parte das ruas de nossa cidade. Com eles também virão mais pontos de carregamento de energia. Acredito até em ônibus elétricos./ Sobre a educação, seria legal se os cadernos fossem trocados por tablets ou algo tão tecnológico quanto. A saúde irá ser mais avançada, acho que com bem mais tecnologia artificial envolvida./ Para mim, os shoppings mudarão bastante. Um design mais futurista e também várias reformas vão acontecer, principalmente no Neumarkt./ A cidade em si vai aumentar bastante na área comercial, novas lojas que não existem hoje em dia existirão. – (Foto: Foto: Patrick Rodrigues/NSC)
Anna Clara Dias Coelho (9º A) /Blumenau do futuro/ Blumenau, uma das cidades mais ricas na cultura e tradição que conheço. Como será daqui a 50 anos? Imagino nossa nova Blumenau, com tecnologias mais evoluídas mas também com suas tradições ainda vivas. Todas as escolas com um ensino superior, pois isso ajudará muito no futuro do estudante e que todos os estudantes tenham ótimos materiais didáticos para estudar, que as escolas tenham ótima infraestrutura./ Já na área da saúde, imagino mais hospitais públicos com equipamentos suficientes para atender a todos os pacientes, leitos acomodáveis, atendimentos mais humanizados e gratuito para todas as classes sociais. Na área da segurança poderemos evoluir com mais rondas, câmeras e armamento para nossa segurança./ Na questão de infraestrutura, os transportes públicos devem ser melhores com ar condicionado e com maior número de ônibus para não haver superlotação. – (Foto: Foto: Patrick Rodrigues/NSC)
Beatriz Gomes ( 9º B)/ Como imagino Blumenau no futuro? Sinceramente, espero que melhor. Com carros voadores? Casas flutuantes? O tão sonhado estádio de futebol? Nas escolas os alunos com lousas digitais? Talvez, quem sabe?/ Mais que tudo isso, espero educação, saúde, saneamento, igualdade em todos os sentidos. Não sou nascida aqui, cheguei a 2 anos, mas já considero uma cidade e tanto. Já morei em lugares terríveis e quando digo que Blumenau é a melhor cidade que já vivi, não estou mentindo./ Lógico que há pontos a melhorar, como todo lugar. As ruas esburacadas por exemplo, o transporte público deixa a desejar, na educação, que apesar de ótima, a falta de professores é assustadora, saneamento, quantas vezes eu abri a torneira e a água estava branca de cloro?/ Apesar de tudo isso, Blumenau é incrível e só tende a melhorar./ Espero que daqui 50 anos eu continue adorando esta cidade tanto quanto adoro hoje e consiga ver o mundo moderno ao meu redor./ Temos que evoluir, isso é certo, mas jamais esquecer o passado, pois com ele aprendemos a não cometer os mesmos erros, nos permitindo evoluir. – (Foto: Foto: Patrick Rodrigues/NSC)
Cairo Henrique Mulhmann ( 7º A) /Blumenau do futuro/ Em 50 anos eu vejo Blumenau como uma cidade mais sustentável, tendo menos carros movidos a base de gasolina e com mais pessoas andando de bicicleta e andando a pé, com isso diminuiria a poluição na cidade./ O transporte público será um sistema bem diferente, não tendo mais ônibus mas sim bicicletas disponíveis nas ruas da cidade. Para usá-las teremos que desbloquear as travas por um sistema de aplicativos com taxas mínimas./ Nas escolas os alunos usarão tablets e notebooks para uso das aulas, diminuindo a utilização de papel. Aulas em espaços abertos e com um currículo totalmente diferentes dos atuais. – (Foto: Foto: Patrick Rodrigues/NSC)
Carolina Moura ( 7º A) /Blumenau do futuro/ Daqui a 50 anos provavelmente acontecerão reformas, várias construções em lugares inexplorados e novos. Talvez teremos outros parque, shoppings, talvez não teremos mais ruas de barro, tudo mudará./ Os celulares e computadores estarão bem mais modernos. Será que os carros voarão como muitos falam?/ Como a cidade irá se comportar daqui a 50 anos? Espero ter uma cidade menos poluída, mais limpa e com maior acessibilidade para as pessoas./ As escolas terão novamente a língua alemã ministradas ao alunos, escolas com mais tecnologia e um ensino adequado e de qualidade com professores bem remunerados./ Nossa cidade continuará verde e bela, seus ipês continuarão a florir, nossos jardins terão as mais belas flores, nossas tradições estarão estampadas em toda Blumenau./ Espero poder ver nossa cidade com um futuro engrandecedor./ Dr. Blumenau fez uma bela escolha fundando nossa cidade aqui neste vale maravilhoso, o que será que ele nos diria hoje de nossa Blumenau e de nossa cidade daqui a 50 anos? – (Foto: Foto: Patrick Rodrigues/NSC)
Carolina Theiss (9 A)/Blumenau do futuro/ Como será Blumenau daqui a 50 anos? Melhor que agora? Provavelmente./ Na minha opinião, nossa cidade estará diferente, óbvio, mais construções como prédios, hospitais e escolas. Eu acredito que a situação geral de toda população possa melhorar em 50 anos./ Espero melhorias em relação a saúde pública, para que os cidadãos de Blumenau tenham um melhor atendimento caso se acidentem ou adoeçam. Talvez consigam aprimorar o SUS, para acelerar o tratamento de pacientes em estado grave./ Minhas esperanças e expectativas também são direcionadas a educação de Blumenau, desde as escolas até as faculdades. Desejo que uma maior atenção seja direcionada para a desigualdade presente nas escolas, isso inclui a qualidade de ensino e também melhores estruturas. Se você visitar algumas escolas de Blumenau, indo de uma pública a uma particular, ou de uma escola em um bairro de alta classe e depois visitar um bairro de classe inferior, é fácil notar as diferenças./ Eu tenho consciência de que a prefeitura não consegue resolver tudo de uma hora para outra, mas estamos falando de 50 anos, não é?/ Então, espero uma maior luta por parte da população futura, para que eles conquistem uma melhor qualidade de vida em Blumenau. – (Foto: Foto: Patrick Rodrigues/NSC)
Caroline Borges Picaz( 9º A)/Blumenau do futuro/ Blumenau é uma cidade grande e bem desenvolvida. Mas mesmo sendo enorme, precisa também de grandes mudanças. E uma delas eu acho que é o estudo, a educação no geral./ Por exemplo, se você observar os eletrônicos, como televisão, celular, etc., olha como se desenvolveram. Tvs enormes, celulares de qualidade, quando alguns anos atrás, isso tudo era totalmente diferente, evoluiu muito./ Mas se você observar como as escolas eram 20, 30, 50 anos atrás, pouca coisa mudou :30 alunos sentados em carteiras enfileiradas, um olhando pra nuca do outro em uma sala, com um professor na frente do quadro, escrevendo. Já passou da hora de investir mais nas escolas./ E pior ainda: por que aprender sobre as revoluções na Europa é mais importante do que aprender a administrar dinheiro? Por que aprender a fórmula de Baskhara do que uma aula de defesa pessoal? Não faz sentido./ Eu espero também que haja melhoras em Blumenau em relação ao trânsito. Uma cidade tão grande e bonita assim, precisa de estradas melhores para circularmos nela./ Outro aspecto que espero evolução é a saúde. O atendimento público nos postos de saúde precisa melhorar, dar mais atenção aos clientes e prestar mais serviços. Principalmente a pessoas que precisam de acesso gratuito a esse tipo de atendimento./ É isso que eu espero de uma Blumenau daqui 50 anos. Aspectos que favoreçam a tudo e a todos. – (Foto: Foto: Patrick Rodrigues/NSC)
Cauê Rian Farias da Silva (9º A)/Blumenau do futuro/ Daqui 50 anos vejo nossa querida e tradicionalista cidade alemã bem desenvolvida, principalmente na área do esporte e no meio de locomoção e transporte./ Acredito na construção de um novo estádio de futebol para o nosso time, o famoso BEC e na criação e crescimento de novos times da região./Almejo mais investimentos do que já temos nas associações de clubes privados da cidade, criação de novas faixas para ciclistas e ruas cada vez mais asfaltadas./ Transportes públicos mais aconchegantes e de forma mais acessível para as pessoas com dificuldades de acessibilidade./ Uma educação pública com mais estruturas e modos de aprendizagem de uma maneira mais fácil dentro de sala de aula, para que os alunos fiquem ainda mais preparados para o mercado de trabalho./ Criação de novos empregos para que a nossa maravilhosa cidade fique ainda mais popular./ Uma grande cidade, grandes mudanças. – (Foto: Foto: Patrick Rodrigues/NSC)
Clara Heiden ( 9º A)/ Para Blumenau do futuro eu espero que tenham investido bastante na saúde e na educação./ É super importante que prezem pela saúde e educação de seu povo, porque no futuro nós jovens vamos estar mais velhos e mais preocupados com a nossa saúde e educação de nossos filhos./ Espero que no futuro não tenhamos mais desigualdade social e problemas políticos./ Talvez nossos carros não estarão usando mais o combustível do momento, gasolina, álcool e diesel, talvez estaremos usando carros elétricos./ Melhorar a estética da cidade, estabelecendo uma cor única para todas moradias, como branco e cinza por exemplo./ Na educação, que as escolas tenham ensino bilíngue, onde a criança saia da escola fluente. Melhorias na estrutura das escolas, tecnologia nas salas de aula e um ensino de qualidade. – (Foto: Foto: Patrick Rodrigues/NSC)
Eduarda Abreu Ferreira (8º D)/Blumenau do futuro/ Blumenau no futuro será uma cidade evoluída, na saúde, educação, economia, na política, no meio ambiente e nas tradições cada vez mais fortes./ Na área da saúde, mais hospitais públicos e equipados para o atendimento e profissionais como médicos, dentistas, cirurgiões e enfermeiros mais capacitados na área, assim com um melhor atendimento nos postos de saúde. Além da chegada da tecnologia nos hospitais, atuando em cirurgias de alto risco de morte./ Programas como o SUS , o Bolsa família e a aposentadoria mais desenvolvidas e que toda população de Blumenau tenha acesso. Além do transporte, como ambulâncias disponíveis para todos, prontos para atender os moradores./ Já na educação, professores mais capacitados, coordenadores e diretores. Escolas limpas e organizadas, alunos disciplinados em aprender Na economia de Blumenau, as indústrias têxteis e as cervejarias artesanais crescerão cada vez mais, gerando economia maior para o município./ A política é algo que com o tempo vai se ajeitando, cada vez mais profissionais capacitados e determinados a fazer a diferença e ajudar Blumenau em um próspero futuro./ Nossa cidade tem tudo para ser um grande município. Não devemos esquecer de nossas tradições e raízes que fizeram e fazem e também farão Blumenau ser a cidade que é. – (Foto: Foto: Patrick Rodrigues/NSC)
Eduarda Montilla Faria Hasse ( 7º B)/Blumenau do futuro/ Daqui 50 anos ei imagino uma Blumenau mais evoluída, com vários avanços na educação, podemos ter grandes melhorias no cuidado a cidade, teremos atendimento mais rápido no sistema de saúde./ Na educação eu imagino que os alunos não usarão cadernos, usarão notebooks ou tablets./ Eu espero que a cidade possua uma melhor mobilidade para que as pessoas possam transitar com ruas asfaltadas e ciclovias./ Que nossas matas continuem a serem cuidadas e devemos cuidar com o desmatamento./ Que tenhamos atendimento gratuito na área de psicologia e terapias./ Que nosso prefeito e vereadores possam dar assistência social para uma maior quantidade de pessoas da cidade./ Almejo que nossa cidade seja um grande destaque nacional e referência para outros municípios. – (Foto: Foto: Patrick Rodrigues/NSC)
Efraim Nascimento da Silva (9º B)/Blumenau do futuro/ Blumenau é uma cidade que está no estado de Santa Catarina, no Vale do Itajaí. Não conheço muito da história e da cultura pois não sou daqui, mas fundamentado no que conheço digo que é uma cidade maravilhosa./ Daqui a 50 anos nossas escolas serão bilíngues, quadros interativos, telas digitais, ar condicionados em todas as salas, livros de ótima qualidade./ As construções públicas terão melhor infraestruturas, mais museus mostrando a todos essa cultura germânica e contando a história de seus habitantes./ Projetos que estão em planejamento não somente estarão concluídos mas também revitalizados. Teremos medidas para alagamentos que realmente funcionem. O espaço da Oktoberfest será ampliado para recebermos mais turistas./ A cidade crescerá para o norte, nossos bairros revitalizados./ Os transportes públicos serão elétricos e a maioria dos automóveis também. As estradas melhor pavimentadas./ Na área da saúde teremos hospitais mais tecnológicos, não teremos que nos preocupar com doenças que surgirão pois os estudos estão avançando na área da medicina, vacinas mais eficazes e hospitais maiores. – (Foto: Foto: Patrick Rodrigues/NSC)
Isabel Ferrario (9º A)/Blumenau do futuro/ Uma Blumenau daqui 50 anos, o que eu quero ou melhor, o que eu espero para 50 anos no futuro?Uma ótima resposta para uma ótima pergunta, eu não sei./É difícil saber o que eu espero para esta cidade quando não tenho certeza do que espero para meu futuro, mas uma coisa é certa, algo vai mudar, isso era óbvio já que estamos falando de 50 anos, mas ninguém disse que seria para melhor, o futuro é tão fixo quanto uma folha no vento de outono, mas como estamos falando do que eu espero, vamos pelo lado bom das coisas, com as melhorias./ Eu espero que as coisas básicas como o SUS, escolas públicas e até mesmo os transportes públicos como ônibus sejam melhoradas, sejamos sinceros, eles não estão na sua pior versão mas com certeza também não estão no seu auge./ Então o que eu realmente quero são ações, que prometam menos e ajam mais, invistam na saúde, na educação, no transporte e na infraestrutura, afinal, somos ou não uma cidade turística? Seria triste se 50 anos se passassem e nada mudasse. – (Foto: Foto: Patrick Rodrigues/NSC)
Júlia Lorenna (8º D)/Blumenau do futuro/ Em minha opinião Blumenau depende das pessoas que moram na cidade fazendo com que ela fique cada vez melhor, com menos poluição, com mais empatia, com uma sociedade justa e sem preconceito, sem sermos julgados./ Eu imagino uma cidade onde as pessoas se respeitam e entendem que nem todo mundo é igual e que essas diferenças nos tornam especiais, que não precisamos seguir padrões para sermos únicos, que entendam que o futuro de Blumenau e o nosso só depende de nós mesmos e que a cada dia podemos evoluir como pessoa e fazer o melhor./ Eu espero uma cidade onde as mulheres não são julgadas e assediadas e tem liberdade para ir e vir e que nós somos seres humanos e temos que aprender um com o outro./ Blumenau é uma cidade linda e amada por todos blumenauenses, que possamos ver nossa cidade no futuro com uma qualidade de vida melhor que temos hoje. – (Foto: Foto: Patrick Rodrigues/NSC)
Kendra Pacheco (9º A)/Blumenau do futuro/ Blumenau, uma cidade muito conhecida em Santa Catarina e em outros estados do Brasil, sendo hoje em dia uma cidade consideravelmente evoluída e bem desenvolvida. Blumenau será uma grande cidade no futuro e um ótimo lugar para se viver./ Daqui a 50 anos, desejo uma grande melhora no ensino, saúde, transporte, esporte, economia e outros. Nas escolas e no ensino, mais opções de língua estrangeira para que as crianças aprendam além do inglês, espanhol e o alemão outras línguas. Ensinar libras como matéria obrigatória é algo que eu gostaria muito que tivesse. Com a evolução da tecnologia, creio que será mais fácil para todos os estudantes. Seria significativo incluir alunos portadores de alguma deficiência ou com grandes dificuldades para aprender./ Com o aumento da cidade, duas coisas que serão obrigatórias a melhorar, serão os transportes e a saúde. Sobre os transportes talvez teremos viadutos e estações de metrôs, diminuindo o trânsito nas ruas./ Nossa população aumentará sendo necessário a construção de mais um hospital público, atendimento gratuito e de melhor qualidade para quem não tem condições de pagar. – (Foto: Foto: Patrick Rodrigues/NSC)
Lara Frotscher Doebeli ( 7º B)/Blumenau do futuro/ Eu quero uma Blumenau onde não exista mais violência, não exista mais assaltos e nem desigualdade social. Quero que as pessoas desabrigadas tenham cada uma o seu lar e não precisem mais passar dificuldades./ Gostaria que a nossa cidade investisse mais em parques aquáticos, parques de diversão para as famílias terem onde ir aos finais de semana./ Mais tecnologias em várias coisas do nosso dia a dia, carros mais avançados, novos equipamentos hospitalares, talvez até a cura para o câncer./ Que possamos caminhar tranquilos em nossa ruas sem medo de agressões ou assaltos./ Podemos fazer de Blumenau uma das melhores cidades para viver na qual as pessoas de outros lugares queiram vir e viver aqui em nossa linda cidade. – (Foto: Foto: Patrick Rodrigues/NSC)
Laura Juver Grasel ( 9º B)/Blumenau do futuro/ Blumenau do futuro? Bom, eu espero que futuramente as pessoas continuem valorizando nossa cultura, que os transportes públicos melhorem, que as pessoas cuidem das nossas vegetações e que a responsabilidade de nosso governo melhore também./ Nos transportes deve ter melhorias nos horários, em nossa segurança e encontrar um modo de diminuir a poluição que trazem ao meio ambiente./ A nossa belíssima vegetação é muito rica, tanto em fauna como flora, temos que respeitar e cuidar disso atualmente e futuramente. O desmatamento é um grande problema que temos que combater e precisamos prestar mais atenção no saneamento básico./ A nossa cultura precisa ser mais valorizada para que as pessoas de fora apreciem as demonstrações culturais. A nossa cultura deve permanecer e ser respeitada. – (Foto: Foto: Patrick Rodrigues/NSC)
Liziane Schuenke (9º A) /Como eu imagino Blumenau daqui 50 anos? Essa é realmente uma pergunta interessante pois nunca parei para pensar sobre./ Espero que tenhamos melhorias na questão de saúde, educação, mais conscientização ecológica, mais segurança para a população , estradas asfaltadas e a estética da cidade./ Falando sobre a segurança da cidade, temos muita criminalidade por perto, um exemplo, o Beco Araranguá, acredito que poderemos dar mais atenção aquele lugar. Outros pontos de segurança para a cidade seria as estradas, mais lombadas eletrônicas e mais iluminação seriam bem importantes./ Um outro ponto que merece mais atenção seria a natureza da cidade, com mais árvores e flores. A cidade fica muito mais bonita e atrai mais turistas, que já ajudaria na economia e na melhor imagem da cidade. Contudo, minhas expectativas para a nossa Blumenau daqui 50 anos são muito boas, espero que a prefeitura faça nossa cidade ficar cada vez melhor para a convivência de todos os moradores. – (Foto: Foto: Patrick Rodrigues/NSC)
Luana Cristina Santos Ribeiro (9º A)/Blumenau do futuro/ Em uma cidade tem algumas coisas que são necessárias, as mudanças são um exemplo.De acordo com o tempo, acredito que algumas mudanças não só tem serem feitas como daqui a 50 anos acontecerão./ Começaremos pela educação que espero melhorias no que diz respeito aos professores qualificados, materiais de qualidade, bolsas de estudo e infraestrutura em todas as escolas./ Na saúde poderíamos ter mais um hospital em nossa cidade para dar conta da demanda de pacientes, pois Blumenau atende cidades da região./ Melhorias também nos transportes públicos, ruas, economia, parques, enfim./ Seremos o amanhã, teremos que ter paciência e acompanhar todas as mudanças que a cidade terá nestes 50 anos. – (Foto: Foto: Patrick Rodrigues/NSC)
Lucas Lessa Pereira (8º D)/Blumenau do futuro/ Desde muitos anos atrás, a cidade de Blumenau vem evoluindo muito, tanto moralmente, como economicamente e na parte cultural. Isso é perceptível quando olhamos para aqueles prédios no centro da cidade e aquelas casas no estilo enxaimel, que são preservadas desde que Blumenau se tornou oficialmente uma colônia./ Agora falando do meu pensamento da cidade para o futuro eu acredito que tudo vai continuar em constante evolução, mas principalmente na área da saúde e segurança./ Já na questão cultural, imagino que grande parte da cultura alemã será preservada, seja nas construções, no idioma e nos próprios costumes do povo./ Sem dúvida a Oktoberfest, a festa tradicional da cidade, onde milhares de pessoas comparecem anualmente para dançar, cantar e beber será preservada. É com esta festa que a cidade tem se tornado essa potência que é hoje. – (Foto: Foto: Patrick Rodrigues/NSC)
Marcella Raquel Volpi (7º B)/Blumenau do futuro/ Em alguns anos eu penso que nas salas de aula não serão mais quadros, serão telas digitais, os alunos não escreverão em cadernos e sim em ipad, notbooks e outras tecnologias que surgirão. Talvez seja criado um método de ensino remoto mais eficaz e que seja implantado do ensino fundamental às universidades./ A natureza será rara de se ver porém o pouco que sobrar será bem cuidado./ Os veículos serão automáticos e todas as ruas pavimentadas./ Teremos mais hospitais, mais opções para tratarmos de nossa saúde./ Os bombeiros terão outros equipamentos modernos que os ajudarão no combate a incêndios de casas e matas em lugares de difícil acesso./ Nossos alimentos serão mais industrializados e com isso penso que teremos menos feiras livres nos bairros. Muitos alimentos serão desidratados para que façamos refeições instantâneas./ A coleta de lixo também estará sendo feita de forma mais moderna deixando nossa cidade mais limpa e bonita./ Será que daqui a 50 anos teremos nosso aeroporto reformado para recebermos aviões de grande porte ajudando na área do turismo? Quem sabe?/ Daqui a 50 anos teremos todas estas respostas, vamos ajudar Blumenau a chegar lá. – (Foto: Foto: Patrick Rodrigues/NSC)
Maria Fernanda da Silveira ( 7º B)/Blumenau do futuro/ Quando esta proposta de texto veio para a sala de aula, não pensei em prédios ou carros, pensei em pessoas, afinal elas são o futuro./ Eu pensei na predominância do bem, não pensei em mudar Blumenau, pensei em mudar pessoas, porque se as pessoas não mudarem, como Blumenau vai mudar?/ Adoraria também que Blumenau fosse mais verde, que tivesse mais plantas, que achassem formas mais conscientes de viver, talvez a volta da língua alemã? Ou que aumentasse o turismo? Quem sabe?/ Mas como eu disse antes, Blumenau não vai mudar se as pessoas não mudarem, portanto, não imagino como Blumenau será no futuro. Eu quero e desejo Blumenau com ações, comprometimentos mas não só no futuro, agora também. – (Foto: Foto: Patrick Rodrigues/NSC)
Pietra Cardoso Lenzi (9º B)/Blumenau do futuro/ Blumenau sempre foi uma cidade destaque, seja por sua cultura, por suas tradições, por suas indústrias e até pela forma como venceu tragédias. A cidade de hoje, porém, já não é mais tão parecida coma cidade de duas, quatro, seis décadas atrás. Desafios, problemas e melhorias surgem inevitavelmente com o passar dos anos. A pergunta que fica é: como estará Blumenau daqui a 50 anos?/ É possível arriscar dizer que as cidades estarão cada vez mais diferentes daquela ideia pré-formada que sempre se teve, ou seja, dos rótulos. Assim, pode-se imaginar uma Blumenau mais “brasileira” e menos “alemã”, uma cidade solidificada na contribuição da mão-de-obra e da mente de muitas pessoas e famílias que não eram originalmente daqui, mas que aqui escolheram e que aqui foram acolhidas. É preciso pensar numa Blumenau de diversidade de culturas, de sobrenomes, de setores econômicos, de crença, de raça, de gênero…/ Para acolher essas diversidades que podem vir a ser cada vez mais marcantes em Blumenau, deve-se, contudo, e de forma urgente, pensar desde logo em medidas de médio e longo prazo que deem conta da situação de trânsito, moradia, sustentabilidade, combate a pobreza, meio ambiente, segurança e tudo o mais que faz uma cidade um lugar pleno e digno para os habitantes./ Certo é que se deve valorizar o passado, as tradições mas, antes de tudo, seria adequado que ao se pensar no planejamento da cidade se buscasse valorizar as pessoas, que a propriedade seja garantir qualidade de vida especialmente para os menos favorecidos socialmente, por que com tanta desigualdade não se pode usar um slogam de “Alemanha sem passaporte”./ O futuro não pode ser um susto. Blumenau 2071 chegará e quase tudo pode ser previsto para garantir aos cidadãos um lugar condizente com as necessidades que irão surgir. Cabe aos governantes pensar desde já no que fazer para que a cidade cresça de forma adequada e assim, quem sabe, ela volte a ser a cidade jardim ou, até melhor, Blumenau cada vez mais com a cara do Brasil que queremos: o lugar que abraça a diversidade e que garante a justiça social. – (Foto: Foto: Patrick Rodrigues/NSC)
Raphael Goettzinger Neto ( 9º A)/Blumenau do futuro/ Enquanto estava escrevendo, refleti muito e então me perguntei, como será Blumenau daqui 50 anos?/ Com os avanços da tecnologia, nossa cidade terá carros elétricos, internet para todos, muitos prédios e muitos avanços em várias áreas./ A saúde será muito mais eficiente e teremos mais unidades de saúde para atender a população./ Na segurança seremos uma cidade referência. Na educação as salas de aula terão mais tecnologia, com ótimos professores, uma educação de qualidade. Nos transportes vejo Blumenau com um serviço impecável, com ônibus e metrôs funcionando sem filas e de acesso a todos./ Blumenau terá qualidade de vida, Blumenau vai ser demais. – (Foto: Foto: Patrick Rodrigues/NSC)
Sophia Pavese Volani (8º D)/Blumenau do futuro/ Acredito que daqui a 50 anos a cidade estará bem diferente, acho que a sociedade vai ter uma mente mais aberta, sem preconceitos, seja ele por raça, cor, gênero, sexualidade, entre outros…/ Creio que a educação melhore bastante talvez com sistemas de ensino inovadoras, mais tecnologia, maior investimento na rede pública, melhora nas estruturas de escolas e universidades, professores formados e sendo remunerados de forma justa./ No futuro a tecnologia será utilizada de maneira mais eficiente, tanto na educação quanto em outras áreas, como a área da saúde./ Podemos usá-la para facilitar o nosso cotidiano como por exemplo, aplicativos de transição de dinheiro./ O comércio de Blumenau irá se expandir, tanto no exterior quanto no interior , inclusive na minha opinião devemos focar no comércio interior para a obtenção de mais empregos e profissões e a diminuição de preço de produtos produzidos internamente./ Falando agora da área da saúde, teremos que investir em hospitais, aparelhos e equipamentos médicos para a melhora de tratamentos e eficiência em cirurgias.Vamos utilizar a tecnologia ao nosso favor./ E por último… no futuro teremos mais prédios, casas, empresas e mesmo assim cuidaremos do meio ambiente, preservando as nossas terras. – (Foto: Foto: Patrick Rodrigues/NSC)
Thainara Schmidt (9º A)/Blumenau do futuro/ O meu “Blumenau do futuro” irá evoluir em todos os sentidos, educação, saúde, transporte, economia, etc. Daqui 50 anos teremos uma educação justa para todas as crianças e adolescentes de nossa cidade, sem diferenças entre os bairros e escolas. Uma sala toda tecnológica com computadores para todos os estudantes, assim facilitando o aprendizado e auxiliando na formação digital dos mesmos. Se assim for, quem sabe teremos uma sociedade equilibrada, com direito a educação pública de qualidade formando adultos qualificados para o mercado de trabalho./ Na área da saúde pública eu espero que tenhamos um crescimento em hospitais e postos de saúde, quem sabe até lá as pessoas não prefiram as redes públicas às particulares./ O transporte para trabalhadores que o necessitam pode ser em trilhos, como nas metrópoles de São Paulo, carros totalmente elétricos seria uma opção para que possamos também ajudar na poluição. Os meios de transportes econômicos poderão evoluir e quem sabe teremos ciclovias em todas as ruas da cidade. Falando em ciclovias, o esporte na cidade poderia ser mais valorizado, lembrando que ele também é muito importante para a saúde da população. Novos parques para a prática de atividades físicas sairão dos papeis e irão animar os sábados e domingos dos blumenauenses, unindo mais as famílias e amigos./ Em 2071 nem lembraremos que um dia ficamos presos dentro de casa por conta de um vírus mundial, a liberdade reinará solta pelas ruas da cidade./ Com câmeras a segurança será mais completa e teremos confiança em andar tranquilamente por todos os pontos de Blumenau./ Lá eu terei 65 anos e espero que nossa cidade vá muito além do meu relato e eu possa me surpreender com todos os avanços que teremos, assim tendo uma vida melhor e podendo nos orgulhar de nossa linda cidade. – (Foto: Foto: Patrick Rodrigues/NSC)
Victória Gabriele Ciesielsny ( 9º B)/Blumenau do futuro/ Eu imagino uma Blumenau inovada aos projetos que estão em andamento. Até lá espero que estejam concluídos. Uma Blumenau do futuro, talvez terá mais parques, mais lugares turísticos, os terminais de ônibus que estão em construção estarão concluídos e funcionando normalmente./ Daqui a 50 anos eu imagino uma Blumenau com os jovens de hoje em dia dominando tudo. Uma Blumenau mais inteligente e tecnológica, que as escola estejam em uma condição melhor, que os professores saberão lidar com cada problema./ Talvez não teremos muitas áreas verdes pois teremos construções por todos os lados./ O desmatamento talvez será maior mas espero que nossos governantes do momento cuidem disso também./ Pela política espero que estejam mais conscientes e que as mulheres tenham mais voz./ Será que na Blumenau do futuro vamos ter mais empregos e oportunidades para os jovens? E quanto aos salários? Não sabemos a resposta, mas eu tenho sim esperanças de que Blumenau vai estar muito bem, em questão de infraestrutura, lucros, trabalhos etc. – (Foto: Foto: Patrick Rodrigues/NSC)
Vitor André Pickler (9º B)/Blumenau do futuro/ O futuro de Blumenau pode ser próspero por diversos motivos, seria a tecnologia que vem avançando muito? A ciência? A gastronomia? Por diversos motivos podemos transformar nossa cidade num lugar melhor. Com pessoas mais conscientes, tolerantes e seguras./ Daqui a 50 anos, penso que poderíamos ter um estádio de futebol, ruas consertadas com maior rapidez, prédios mais altos e de boa qualidade, casas bonitas e modernas./ As escolas poderão ter construções modernizadas e com mais tecnologias para aprimorar mais a educação./ Usando carros econômicos, não só a cidade será beneficiada como nosso meio ambiente também. – (Foto: Foto: Patrick Rodrigues/NSC)