A prefeitura de Blumenau decretou situação de emergência diante do surto de dengue que atinge a cidade. A medida foi anunciada nesta sexta-feira (8) em entrevista coletiva.
Continua depois da publicidade
A prefeitura também anunciou a criação de um centro de atendimento exclusivo para casos suspeitos da doença. A estrutura começa a funcionar na próxima segunda-feira (11) no campus 3 da Furb, na Rua Iguaçu, das 7h às 19h, todos os dias da semana, inclusive feriados.
— A dengue mata e precisa de atendimento prioritario — afirmou a vice-prefeita Maria Regina Soar durante a coletiva.
De acordo com a prefeitura, esse centro que será montado na Furb vai operar como um espaço de apoio. A orientação ainda é de que o morador procure a unidade de referência — o postinho ou o ambulatório geral mais próximo de casa. O prefeito Mário Hildebrandt (PL) admitiu que pode haver fila e demora no atendimento — inclusive na rede privada — por conta da alta demanda.
O município não descarta, também, a possibilidade de suspensão das cirurgias eletivas caso haja um aumento de internações por dengue em Blumenau.
Continua depois da publicidade
O secretário de Saúde, Marcelo Lanzarin, disse que, a partir de agora, quem apresentar sintomas compatíveis — como febre alta, dores nas articulações, na cabeça e atrás dos olhos, falta de apetite, fadiga, fraqueza e manchas vermelhas pelo corpo — será diagnosticado com dengue.
— Todos os casos suspeitos da doença serão considerados positivos.
A mudança de entendimento abrirá precedente para uma “explosão de novos casos”, admite o secretário. Hoje Blumenau tem 4.661 ocorrências em investigação. São amostras de sangue de pacientes com sintomas da doença que foram enviadas para análise do Lacen, o laboratório central do governo do Estado. Lanzarin estima que metade deste volume seja confirmada.
Compra de pulverizador
Durante a coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (8), a prefeitura também anunciou a compra de mais pulverizadores para veículos. O objetivo é aumentar o alcance do chamado “fumacê”, que atua como medida de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. O pulverizador vai utilizar um produto biológico que mata a larva do mosquito.