Depois de atender mais de 350 ocorrências por conta das chuvas intensas nos últimos dias, a prefeitura de Blumenau oficializou a situação de emergência na cidade nesta terça-feira (26). Mário Hildebrandt (Podemos) assinou o decreto após um levantamento preliminar indicar R$ 3 milhões de prejuízos públicos e privados causados por deslizamentos, quedas de árvores e inundações registradas desde o dia 17.

Continua depois da publicidade

> Receba todas as notícias e Guabiruba e região no seu WhatsApp. Clique aqui.

Com o decreto em mãos e imagens que já temos dos problemas causados pela chuva, faremos agora o cadastro no sistema nacional de Defesa Civil, para que consigamos captar recursos para auxiliar nos trabalhos de recuperação — disse o prefeito. 

A Secretaria Municipal de Defesa Civil calcula que o impacto financeiro deve superar os R$ 3 milhões. A maioria das ocorrências foram relacionadas a deslizamentos. No total, até a tarde desta terça, foram 357 ocorrências atendidas pela Defesa Civil. 

Destas, 217 são deslizamentos de terra, 40 quedas de árvores, 94 análises de risco e seis alagamentos. O acumulado mensal de chuva registrado chegou a 318,7mm até o momento, o que já supera em 74% a média do mês, que é de 183 mm. 

Continua depois da publicidade

Apesar dos estragos registrados em vários bairros, nenhum óbito ou ferido com gravidade foi registrado.