A prefeitura de Blumenau confirmou a primeira morte por dengue na cidade em 2024. A vítima é Ercy Balbinote, de 77 anos. Ele morreu no dia 11 de março, mas a Secretaria de Saúde ainda aguardava o resultado do exame confirmando a doença, o que só ocorreu nesta segunda-feira (18).
Continua depois da publicidade
Inscreva-se e receba notícias pelo WhatsApp do Vale do Itajaí
O paciente estava na UTI do Hospital Santo Antônio, onde deu entrada em 28 de fevereiro após ser encaminhado pelo Samu. Ele já havia passado por dois atendimentos anteriores pela equipe do posto de saúde Armando Odebrecht, na Itoupava Central.
Dados divulgados pela prefeitura neste começo de semana apontam oito pacientes internados em UTI em Blumenau com dengue e outros 11 em enfermaria. Os bairros Progresso, Itoupava Central e Itoupava Norte lideram com o maior número de focos do mosquito Aedes aegypti na cidade.
Blumenau decretou situação de emergência diante do surto de dengue.
Continua depois da publicidade
Sinais e sintomas
A primeira manifestação da dengue é a febre alta (39°C a 40°C) de início abrupto, que tem duração de dois a sete dias, associada a dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.
Leia mais
Blumenau cancela consultas médicas eletivas do SUS devido à alta demanda da dengue
De escola a maternidade: quais são as 43 obras do Novo PAC previstas para Blumenau e região