Blumenau registrou a oitava morte por dengue em menos de um mês, de um paciente com 73 anos. Com esse novo óbito e o aumento de casos desde o início deste ano, a prefeitura decidiu reavaliar os serviços prestados aos pacientes e ampliar o horário do Centro de Atendimento da Dengue (CAD), que, a partir desta segunda-feira (8), abrirá 24 horas por dia para pessoas que necessitem de hidratação.
Continua depois da publicidade
Inscreva-se e receba notícias pelo WhatsApp do Vale do Itajaí
O espaço localizado no Campus 3 da Furb (Rua São Paulo, 2.171) já funciona diariamente das 7h à meia-noite — incluindo feriados — para receber pessoas com suspeita de dengue e prestar o devido auxílio médico. Como uma forma de “desafogar” os hospitais e unidades de saúde, no entanto, os pacientes também serão encaminhados agora ao CAD caso precisem se hidratar por conta da doença.
O novo horário, porém, vale somente para situações de hidratação. Outros atendimentos relacionados à dengue só serão feitos no local entre 7h e meia-noite. Hospitais e unidades de saúde também seguem à disposição da população.
Vítimas da dengue tinham entre 40 e 87 anos
A última vítima fatal da doença na cidade foi um homem de 73 anos que morreu em 28 de março. Antes dele, outro homem com 62 anos de idade também morreu por causa da dengue no dia 25, além de uma mulher de 72 que não resistiu à doença no dia 24.
Continua depois da publicidade
O primeiro óbito foi registrado em 11 de março. As vítimas tinham entre 40 e 87 anos, ainda de acordo com a prefeitura. Apenas a mais jovem não apresentava qualquer tipo de comorbidade.
Desde a primeira semana de 2024, foram contabilizados 22,4 mil casos prováveis da doença em Blumenau. Destes, 17,9 mil estão em investigação, enquanto outros 4,4 mil já estão confirmados. Dados desta segunda-feira (8) ainda apontam que nove pessoas estão internadas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 30 permanecem em enfermaria por causa da dengue.
Os bairros Progresso, Itoupava Norte e Salto do Norte lideram a lista com o maior número de focos do mosquito Aedes aegypti.
Blumenau decreta situação de emergência por epidemia de dengue
A população também pode denunciar espaços com possíveis focos entrando em contato com o Programa de Combate à Dengue por meio do OuvidorSUS, no telefone 156 (opção 4) ou pelo 3381-7770. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Continua depois da publicidade
Sinais e sintomas
A primeira manifestação da dengue é a febre alta (39°C a 40°C) de início abrupto, que tem duração de dois a sete dias, associada a dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.
*Sob supervisão de Augusto Ittner
Leia também
Semana começa com falta de água em Blumenau e Samae espalha reservatórios pela cidade