Os 174 anos de Blumenau, comemorados nesta segunda-feira (2), terão desfiles, distribuição da maior cuca do Brasil e outras atrações para marcar a data. A programação começa pela manhã e segue até o fim da tarde. Feriado municipal, alguns serviços terão alterações nesse começo de semana.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
A primeira ação será às 8h, com a tradicional cerimônia no Mausoléu Dr. Blumenau, com a presença de autoridades, entidades e da Banda Municipal. Em seguida, às 9h30min, terá início o desfile pela Rua XV de Novembro, com a participação de escolas municipais, bandas e fanfarras, organizações da sociedade civil, secretarias municipais e o 23º Batalhão de Infantaria.
Além do aniversário, o evento também irá celebrar os 200 anos da imigração alemã no Brasil.
À tarde as comemorações se concentram no distrito mais alemão da cidade, a Vila Itoupava. A Rua Henrique Conrad será palco do segundo desfile do dia, previsto para as 15h. Serão 34 grupos participantes entre escolas, clubes, entidades, empresas, bandas e fanfarras.
Por último, às 16h30min, haverá o corte da maior cuca do Brasil, que terá 200 metros de comprimento — um a mais que no ano passado —. Tal como em 2023, o corte e distribuição gratuita ocorrerão no ginásio da escola Coronel Pedro Christiano Feddersen, na Rua Josef Woerner, número 145.
Continua depois da publicidade
Serviços afetados
Por conta do feriado, os serviços municipais sofrerão mudanças na segunda-feira. O transporte coletivo, por exemplo, circulará nos horários de domingo, mas com 20 viagens extras; veja no site da Blumob. A coleta de lixo será feita normalmente.
Já entre as unidades de saúde, apenas os Ambulatórios Gerais da Família (AGFs) Garcia e Velha estarão abertos, das 7h às 19h.
Os endereços
Ambulatório Geral da Família Irmã Marta E. Kunzmann (AGF Garcia)
Rua Progresso, 141 – Progresso
Telefones: (47) 3381-7593 | 3381-7595
Ambulatório Geral da Família Haroldo Bachmann (AGF Velha)
Rua José Reuter, 125 – Velha Central
Telefone: (47) 3381-6249
Continua depois da publicidade
Leia também
Os conselhos e alertas do “guardião planetário” que passou por Blumenau