O ano parece começar com bons ventos em Blumenau para quem sofreu recentemente com a crise e está em busca do retorno ao mercado de trabalho. Um levantamento feito pelo Santa com cinco agências de emprego na cidade e o Sine aponta que até a última sexta-feira estavam abertas no município 665 novas vagas de emprego, número que as agências indicam como o melhor desde 2014 na comparação das primeiras semanas de cada ano.

Continua depois da publicidade

Segundo a coordenação do Sine de Blumenau, que é o serviço público de empregos, até sexta-feira 83 vagas estavam disponíveis para 30 funções diferentes. Em 2017, na primeira semana de funcionamento o órgão teve apenas 29 oportunidades. Aumentou também o número de atendimentos. Somente entre os dias 9 e 11 de janeiro mais de 1,2 mil pessoas passaram pela sala do Sine na Rua Braz Wanka, bairro Vila Nova. Dessas, 102 foram encaminhadas para alguma vaga.

As agências de emprego procuradas pela reportagem destacam que a qualificação das vagas também aumentou, com uma redução em áreas operacionais e mais oportunidades técnicas. Setores como o comércio e a indústria têxtil lideram a lista, seguidas por vagas administrativas e de serviços gerais, como carpintaria por exemplo.

No Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Blumenau, Gaspar e Indaial (Sintrafite), a presidente Vivian Kreutzfeld conta que os trabalhadores sentiram essa demanda maior de vagas na área. Ela ressalta que o aumento da produção local tem impulsionado a abertura de novas oportunidades na cidade, desde empresas maiores até as prestadoras de serviço:

– Essa reação começou na metade do ano passado. Muitas empresas de beneficiamento também foram impactadas e criaram novas vagas. O único, porém desta oferta é o valor salarial, ainda muito baixo – observa.

Continua depois da publicidade

O número de vagas ofertadas no Sine de Blumenau passou de 29 em 2017 para 83 neste ano, aumento de 186,2% nas oportunidades aos moradores da cidade. Desde o início do ano 1,2mil pessoas passaram pelo órgão.

Crescimento é confirmado por índice nacional

Blumenau vem desde os últimos meses de 2017 com bons resultados noCadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o que confirma o crescimento das oportunidades de emprego na cidade. Em novembro, quando foi divulgado o último resultado do Caged, a cidade havia criado 360 novas vagas e atingido o número de 3.527 no saldo acumulado do ano. Esse dado colocou Blumenau como o segundo melhor município em desempenho no Estado, atrás somente de Joinville. Em ní- vel nacional, nos primeiros 11 meses de 2017 a cidade ficou na oitava posição.

Para o professor e economista Eduardo Guerini, os dados apontam um crescimento gradual e lento, “com solavancos”, da economia. Para ele, o movimento ainda não pode ser considerado algo duradouro, mas sim fruto da flutuação do número de empregados e desempregados:

– Se sabe que houve o fechamento de muitos postos de trabalho e com a nova legislação trabalhista os contratos intermitentes serão maiores.Como é um tipo de contrato muito diferente do emprego como vemos hoje, ainda existem dúvidas sobre como computar isso.

Continua depois da publicidade

:: Leia mais notícias de Blumenau e região em santa.com.br