Blumenau começa na próxima segunda-feira (6) a vacinação contra a dengue pelo SUS. As primeiras 5.057 doses devem chegar a cidade nessa semana, e vão contemplar o público entre 10 e 14 anos de idade. De acordo com a prefeitura, nessa faixa etária o município tem cerca de 20 mil pessoas. Isso significa que serão necessárias outras remessas do imunizante para vacinar todos.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Inicialmente, a vacina estará disponível nos ambulatórios gerais do Centro, Garcia, Velha, Itoupava, Escola Agrícola, Badenfurt e Fortaleza. No decorrer da semana, os postos com sala de vacina ativa também serão abastecidos com doses do imunizante. A orientação é que os pais e responsáveis procurem uma dessas unidades com os filhos levando a caderneta para garantir a imunização.

A vacina contra a dengue é aplicada em um esquema de duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. O objetivo é reduzir hospitalizações e óbitos pela doença. Somente este ano, 17 pessoas morreram em Blumenau por causa da dengue e as taxas de internação estão elevadas, com quase 10% dos leitos de UTI ocupados no Vale do Itajaí, segundo o governo do Estado.

A secretária de Promoção da Saúde, Jaqueline Mocelin, fez um apelo:

Continua depois da publicidade

— Além de trabalharmos na prevenção, agora podemos dar mais segurança aos blumenauenses em relação à propagação da doença. Pedimos que o público-alvo procure pelas unidades de saúde com sala de vacina ativa e busque pelo imunizante.

Recomendações

  • Vacinas com vírus inativos, como o da gripe, podem ser administradas a partir de 24 horas após a vacinação contra a dengue;
  • Vacinas com vírus atenuados, como a tríplice viral e a febre amarela, podem ser administradas após 30 dias da vacinação contra a dengue;
  • Em casos de infecção pelo vírus da dengue, é recomendado aguardar 6 meses para o início do esquema com a vacina dengue (atenuada).

Continua depois da publicidade

Contraindicações

A vacina dengue não deve ser administrada nas seguintes situações:

  • Anafilaxia ou reação de hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer excipiente listado na seção “composição da vacina” ou à uma dose anterior dessa vacina;
  • Indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles recebendo terapias imunossupressoras, tais como quimioterapia ou altas doses de corticosteroides sistêmicos dentro de quatro semanas anteriores à vacinação, assim como ocorre com outras vacinas vivas atenuadas;
  • Indivíduos com infecção por HIV sintomática ou infecção por HIV assintomática, quando acompanhada por evidência de função imunológica comprometida.

Leia mais

Ônibus entre Blumenau e Gaspar mudam de mãos, e tradicional Verde Vale é trocada

Julgamento na Alemanha leva ex-morador de Indaial ao banco dos réus por golpe militar frustrado