Moradores de Blumenau começam a receber nesta semana os carnês do IPTU pelos Correios. No total, mais de 169 mil blocos devem chegar às residências dos moradores até o fim de janeiro e, de acordo com a Secretaria da Fazenda, a estimativa é que R$ 120 milhões sejam arrecadados com os pagamentos.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

Neste ano, o tributo sofreu um reajuste de 6,46%, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), e as opções de pagamento seguem as mesmas de 2021. Para aqueles que desejam quitar o valor de uma vez só, isto é, à vista, há desconto de 5% caso isso ocorra até o dia 13 de fevereiro. Já para quem efetuar o pagamento integral até 13 de março, será descontado 3% do valor total. Além disso, outra alternativa é dividir a quantia em até 11 vezes, com parcela mínima de R$ 20,00.

Caso o contribuinte necessite de alteração cadastral, revisão de cálculo ou tenha alguma outra solicitação, é possível abrir um processo digital através da Carta de Serviços, um dos canais de comunicação da prefeitura, e pesquisar por IPTU. Para isso, o blumenauense precisa ter o cadastro do cidadão, feito por meio do CPF. Também é possível solicitar atendimento on-line pelo e-mail iptu@blumenau.sc.gov.br ou ainda entrar em contato no WhatsApp, através dos números (47) 9 9699-0946 ou (47) 9 8806-0553.

Se o contribuinte preferir esclarecer a dúvida pessoalmente, pode ainda ir até a Secretaria da Fazenda, entre os dias 30 de janeiro e 13 de março, conforme explica o secretário César Poltronieri.

Continua depois da publicidade

— Para quem ainda não está habituado com o atendimento virtual, a Fazenda mantém o atendimento presencial, disponível na Praça do Cidadão Centro e na própria secretaria, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.

O IPTU, vale lembrar, é usado exclusivamente para demandas no município, com investimento em áreas como saúde, educação e obras.

Doação do imposto para iniciativas sociais

Existe ainda a opção de doar parte do recurso para as iniciativas sociais. A prefeitura explica que através da primeira folha do carnê, conhecida como guia branca, o contribuinte pode oferecer o valor do desconto do pagamento à vista ao Fundo Municipal de Assistência Social. Depois, os recursos são repassados aos projetos de Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

Leia também:

Grave acidente com ônibus que saiu de Brusque mata uma pessoa e deixa feridos

Vídeos mostram força da lama em deslizamento que destruiu pousada em Benedito Novo