Blumenau ativou o primeiro abrigo na madrugada deste domingo (29). Pela manhã, três pessoas estavam no local, na Itoupava Norte: dois adultos e um adolescente, além de um gato. A cidade está em alerta para uma possível nova enchente, já que o Rio Itajaí-Açu deve atingir 8,2 metros às 13h, segundo o AlertaBlu.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O abrigo ativado fica na Igreja Evangélica Livre, na Rua Cidade de Salvador, 89, Itoupava Norte. O bairro é o primeiro a ser atingido quando o nível do rio sobe. Segundo a prefeitura, com a cota de 7,4 metros, a água atinge o trecho final da Rua São Rafael.

Desfile da Oktoberfest é cancelado

Com a previsão de chuva intensa desde sábado (28), o desfile final da Oktoberfest foi cancelado. A festa, no entanto, segue normalmente neste domingo (29), último dia do evento. Os pavilhões abrem às 11h e não terá cobrança de ingresso. O fechamento da Oktoberfest também será marcado pelo concurso que irá escolher a realeza da festa de 2024.

Nível do rio pode chegar 8,2 metros

Segundo o AlertaBlu, a previsão é que o rio atinja 8,20 metros por volta das 11h. Quando o nível chega a 8 metros, a cidade já considera estado de enchente. Às 9h deste domingo, o nível do rio atingiu 7,73 metros.

Continua depois da publicidade

Comportas das barragens de Taió e Ituporanga são fechadas por previsão de fortes chuvas

No decorrer da manhã deste domingo, a condição para chuva diminui gradualmente, assim como a nebulosidade, podendo, inclusive, ter aberturas de sol. A temperatura também sobe, deixando a tarde bastante aquecida e abafada.

Entre tarde e noite, o calor e a umidade favorece a condição para pancadas isoladas de chuva, acompanhada de trovoadas. Não se descarta o risco para temporais isolados. As máximas podem variar entre 30ºC e 32°C.

Leia também

Veja como receber alertas de desastres naturais e emergências pela Defesa Civil de SC

Defesa Civil de SC alerta para ondas de até 3 metros, ventos e muita chuva no fim de semana

Pico do El Niño em SC será em novembro e mês promete continuação das chuvas de outubro