A Prefeitura de Blumenau anunciou, nesta terça-feira (11), a construção de um memorial em homenagem às vítimas do ataque a creche que chocou Santa Catarina na semana passada. Quatro crianças morreram no atentado ao Centro de Educação Infantil Cantinho Bom Pastor, no bairro Velha, no dia 5 de abril.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Os alunos que perderam a vida na tragédia estavam brincando no parque da creche quando um homem pulou o muro e agrediu os pequenos com uma machadinha. As vítimas foram Bernardo Cunha Machado, de 5 anos, Bernardo Pabst da Cunha, de 4, Larissa Maia Toldo, de 7, e Enzo Marchesin Barbosa, de 4 anos.

De acordo com o prefeito Mário Hildebrandt, um grupo de trabalho foi montado para realizar a homenagem. Os profissionais estão avaliando o melhor local para a instalação da estrutura e como será o memorial. A equipe será coordenada pela vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar e contará com a participação das secretarias de Planejamento Urbano, Cultura e Comunicação.

Contra o trauma de Blumenau, autoridades priorizam a sensação antes da segurança

Continua depois da publicidade

— Memoriais são construídos para que cidades e pessoas relembrem acontecimentos que marcam a história. O objetivo é integrar um espaço de lazer para as famílias, com elementos que lembrem os quatro pequenos que não estão mais conosco. Eternizando o que já está eterno nos corações de todos nós — declarou Hildebrandt.

— Sabemos que o que vivemos na última quarta-feira será lembrado para sempre e a dor e o nó na garganta ainda fazem parte dessa lembrança. Por isso, queremos proporcionar um espaço de reflexão para todas as famílias, um local para que as crianças se sintam bem e felizes, como deve ser — disse a vice-prefeita.

Pais buscam voluntários para reformar parque de creche alvo de ataque em Blumenau

Ataque a creche em Blumenau

Na manhã da última quarta-feira (5), enquanto crianças brincavam no parque do Centro de Educação Infantil Cantinho Bom Pastor, na Rua dos Caçadores, um homem de 25 anos pulou o muro e atacou os pequenos com uma machadinha. Dos oito atingidos, quatro morreram: Bernardo Cunha Machado, de 5 anos, Bernardo Pabst da Cunha, 4, Larissa Maia Roldo, 7 e Enzo Marchesin Barbosa, 4. Uma menina se machucou na correria, mas passa bem.

Depois do crime, o homem, que havia chegado em uma motocicleta, foi até o Batalhão da Polícia Militar e se entregou sem explicar muita coisa. Ele foi preso em flagrante e segue detido preventivamente. Ele responde por quatro homicídios triplamente qualificados e a quatro tentativas de assassinato com as mesmas qualificadoras. O suspeito já tinha pelo menos outras quatro passagens por agressão, tentativa de homicídio e uso de drogas.

Continua depois da publicidade

Leia também

Delegado descarta “isentar responsabilidade” de assassino de creche em Blumenau por surto

Estudantes de Blumenau reivindicam aulas sobre saúde mental

Segurança nas escolas promete aumentar temperatura na reunião de líderes da Alesc