A prefeitura de Blumenau aguarda o regramento do governo do Estado sobre o retorno às salas de aula para definir como ele será feito. Apesar do Estado já ter sinalizado que a retomada ocorrerá a partir de terça-feira (13), a portaria que estabelece as normas a serem seguidas nas escolas ainda não foi divulgada.
Continua depois da publicidade
O documento deve ser publicado até segunda-feira (5). As aulas presenciais estão suspensas em toda Santa Catarina desde à chegada da Covid-19 ao estado, em março.
> Receba notícias por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa
Neste sábado (3), as equipes da gestão municipal se reunirão para definir os próximos passos. Os protocolos da prefeitura de Blumenau já estão praticamente prontos, mas aguardam a chegada do documento estadual para serem validados e disponibilizados à comunidade.
— Amanhã (sábado) temos reuniões sobre isso e devemos passar as informações assim que tivermos as decisões do Estado — disse o secretário de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, durante a live da prefeitura sobre a situação do coronavírus na cidade nesta sexta-feira (2).
Continua depois da publicidade
Como será o retorno
Até o momento, o que se sabe é que apenas regiões em risco alto e moderado para a Covid-19 poderão voltar a abrir as portas das escolas. Blumenau e região saíram do nível grave e entraram para alto nesta sexta-feira.
Além de estar em uma região ao menos em risco alto, outro pré-requisito para o retorno será que a escola tenha concluído o seu próprio protocolo. A volta das aulas presenciais na rede estadual em Santa Catarina começará com os alunos do ensino médio e terá inicialmente apenas atividades de reforço para os estudantes com dificuldades no aprendizado remoto.
Os alunos não serão obrigados a retornar e os professores pertencentes a grupos de risco para o coronavírus vão seguir trabalhando de casa. O Plano de Contingência Estadual para Educação inclui orientações sanitárias como uso de máscara por professores e estudantes, distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas na sala de aula e aferição da temperatura de todos que entrarem nas unidades de ensino.
Coronavírus em Blumenau
Nesta sexta, a cidade confirmou mais 34 novos casos de coronavírus em relação ao último boletim. Ainda de acordo com a prefeitura, há 273 moradores em tratamento, 16 deles em leitos hospitalares. São 13.088 contaminados desde a chegada da pandemia e 153 mortos.
Continua depois da publicidade