A tecnologia será utilizada em restaurantes e similares para rastrear quem manteve contato com pessoas infectadas pelo novo coronavírus em Blumenau. O sistema, que funciona com um check-in por QR Code, pede CPF e telefone do cliente, que aponta o celular para o código de forma voluntária.

Continua depois da publicidade

> Clique aqui para receber notícias de Blumenau e região via Whatsapp.

Ao registrar a passagem pelo estabelecimento, a pessoa pode ser alertada via SMS caso outro consumidor que esteve no mesmo dia e horário no local se contamine. É um modelo semelhante ao adotado pela prefeitura de Florianópolis no transporte coletivo, academias, shoppings, entre outros. 

Tal como ocorre na capital, as informações serão enviadas à Secretaria de Saúde, que integrará os dados ao Pronto, sistema que engloba as informações sobre os pacientes de Blumenau.

— É importante porque vamos conseguir rastrear no caso dos positivados e rastrear os contatos que estavam ali naquele momento — disse o secretários de Saúde, Winnetou Krambeck.

Continua depois da publicidade

> Blumenau ignora proibição estadual e mantém retorno de futebol entre amigos

A ação ainda está no começo, mas não há limite para estabelecimentos interessados. Para solicitar o QR-Code (e cartaz com o código) é necessário fazer o cadastro por este link. A iniciativa é da Secretaria de Turismo, com parceria do Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares e Blumenau Gastronômico.

Testagem em funcionários

Desde esta quarta-feira (19) funcionários de hotéis, bares e restaurantes estão sendo testados para diagnóstico de Covid-19. A prefeitura disponibilizou 3 mil testes rápidos para a ação. A Secretaria de Turismo tem intermediado o contato com os empresários para agendamento da testagem com o auxílio do sindicato.

Coronavírus em Blumenau

Conforme dados da prefeitura desta quinta-feira (20), Blumenau possui 11.064 casos confirmados da doença, 2.145 ainda em tratamento. Nos hospitais há 52 internados em leitos de UTI (entre moradores da cidade e da região) e 31 em enfermaria. A taxa de ocupação é de 55% e 18%, respectivamente. 

Nesta sexta-feira (21) o município confirmou mais dois óbitos. As vítimas, uma mulher de 46 anos e um homem de 50, estavam internadas desde o final de julho. São 104 mortes de blumenauenses devido à Covid-19 até o momento.  

Continua depois da publicidade