Blumenau vai seguir o decreto do governo do Estado e retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras em escolas. Porém, os responsáveis pela criança que não utilizar o item de proteção devem comunicar a decisão por escrito. A orientação da prefeitura é que os estudantes continuem usando máscara.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
De acordo com o decreto estadual, o uso de máscaras para estudantes entre 6 e 12 anos fica a critério a família, ou seja, deixa de ser obrigatório nas unidades de ensino. O grupo de trabalho de combate ao coronavírus em Blumenau se reuniu na tarde desta quinta-feira (3) e definiu que o município vai acompanhar a decisão estadual, mas recomendando o uso da máscara como uma das formas de minimizar o contágio pela doença.
Desta forma, os pais ou responsáveis pelo aluno que não quiser mais usar máscara deve registrar a informação junto à unidade de ensino. No caso dos estudantes da rede pública municipal, o comunicado deve ser feito na agenda escolar. Se a criança não apresentar a autorização, será exigido o uso.
Outros cuidados sanitários como distanciamento, uso de álcool em gel e de garrafinha de água individual continuarão sendo adotados em toda a rede municipal de educação.
Continua depois da publicidade
As recomendações estaduais
a) Crianças menores de 2 anos de idade, não devem utilizar máscaras, devido ao risco de asfixia;
b) Crianças de 2 a 5 anos de idade, o uso de máscaras é recomendado, sob a supervisão de um adulto, o qual deverá orientar e observar o seu uso correto e seguro;
c) Para crianças de 6 anos a 11 anos de idade: o uso de máscaras é recomendado, sem necessidade de supervisão;
d) Alunos com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, a obrigação será dispensada, conforme declaração médica, que poderá ser obtida por meio digital, de acordo com Lei nº 14019/2020”.
Leia também
Acessos do viaduto de Navegantes à BR-101 devem ser pagos por pedágio
O que falta para o viaduto de Navegantes sobre a BR-101 ser duplicado
Invasão da Câmara de Blumenau revelou mais do que falhas na segurança
Reajuste de 25% nos táxis de Blumenau é sintoma de nova fase na disputa com aplicativos