É no coração de Blumenau que fica a primeira Igreja Luterana do Vale do Itajaí. Nela, os imigrantes alemães que chegaram pelas águas do Rio Itajaí-Açu buscaram acolhimento na fé na então colônia Blumenau.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
> 10 fotos inéditas mostram como era Blumenau no início da colonização
— No início da imigração era onde as pessoas se encontravam. Toda a comunidade blumenauense estava aqui nessa igreja — explica o pastor luterano Flávio Paiter.
Com 144 anos, a Igreja do Espírito Santo encanta pela beleza e harmonia das formas. É uma das mais belas construções do período colonial de Blumenau. Hoje, o templo é destaque na paisagem urbana – fica de frente para a charmosa Rua das Palmeiras, no Centro histórico.
Continua depois da publicidade
A igreja foi projetada pelo arquiteto alemão Heirich Krohberger dentro de uma linguagem neogótica. Um estilo que começou na Inglaterra e se popularizou no Brasil no final do reinado de Dom Pedro II.
Uma composição de arcos faz parte da estrutura, com destaque para as formas octogonais. Todas as colunas de sustentação possuem oito lados. Também fazem parte da estrutura oito rosáceas – mandalas de luz que representam o infinito e a busca pela espiritualidade.
Patrimônio cultural
No centro, um lustre cuidadosamente esculpido em madeira revela a riqueza de detalhes característicos da época. Nas janelas, os vitrais representam a vida e a morte de Jesus. Pela ilha batismal da igreja, mais de 60 mil pessoas já receberam o sacramento.
Quando foi inaugurada, a igreja não tinha uma torre. Só 52 anos depois que ela foi erguida para abrigar os três sinos que vieram da Alemanha.
Continua depois da publicidade
> Igreja centenária de Ascurra celebra missas em italiano mensalmente
Tanta beleza e engenhosidade virou patrimônio cultural de Santa Catarina em 2002. Para que o templo se mantenha de portas abertas, está passando por uma restauração.
— Com o esforço da comunidade na captação de recursos com empresas, pessoas físicas e famílias doadoras nós estamos conseguindo implementar esse projeto — diz o presidente da paróquia centro, Marco Grutzmacher.
Igreja da música
O púlpito, que é o local onde o pastor fala aos fiéis, foi colocado cuidadosamente num nível mais elevado. E não é por acaso. A posição funciona como uma espécie de ligação com o divino – ou seja, pra receber a palavra de Deus que vem de cima.
As canções deram à Igreja luterana o título “igreja da música”. O coral é formado por pessoas da comunidade. Pra elas, a música expressa a fé.
Continua depois da publicidade
> Conheça os livros mais curiosos da biblioteca pública de Blumenau
— Muitas vezes a gente se emociona por aquilo que a gente canta. Porque a gente canta com o coração — revela a aposentada Valéria Otte.
O templo também abriga um órgão de tubos que é considerado o rei dos instrumentos. É ele que quebra o silêncio durante os cultos. O instrumento chegou à Blumenau no ano de 1930. Partiu do Rio de Janeiro e demorou três anos para ser montado. São mais de 1.100 flautas que possuem um som único.
— A igreja sem música não é igreja — constata o maestro Roberto Rossbach.
A igreja do Espírito Santo é a última centenária da série Centenárias do Vale. Um templo que testemunhou o crescimento de Blumenau ao longo dos anos e representa a fé de um povo que escolheu essas terras como pátria.
*Centenárias do Vale é uma série sobre as igrejas centenárias do Médio Vale do Itajaí vinculada na NSC TV. Texto: Maurício Cattani.
Continua depois da publicidade
Centerárias do Vale
> Igreja enxaimel de Benedito Novo: história, fotos e curiosidades sobre o templo
> Igreja São Francisco de Assis em Rodeio: história, fotos e tudo sobre o templo centenário
> Igreja centenária de Ascurra celebra missas em italiano mensalmente
> Blumenau abriga primeira Igreja Luterana do Vale do Itajaí; veja fotos
Você vai gostar de assistir
Leia também
Onde nasceu Dr. Blumenau: conheça a cidade de Hasselfelde
Primeiro registro de uma grande enchente em Blumenau é achado na Alemanha
Finados: entenda a história da data celebrada no dia 2 de novembro
Como surgiu a BR-470? Rodovia nasceu do trajeto de mulas e do desejo pelo desenvolvimento