A Defesa Civil de Blumenau começou nesta quinta-feira (30) uma campanha de arrecadação de donativos para ajudar as famílias atingidas pela enchente na Bahia. São quatro pontos de coleta na cidade onde a população pode doar água potável, produtos da cesta básica e itens de higiene.

Continua depois da publicidade

> Clique aqui e receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp

As doações devem ser feitas até 9 de janeiro. A expectativa é que no dia seguinte os mantimentos sejam enviados ao estado nordestino. A empresa blumenauense Bella Janela ofereceu as carretas para levar voluntariamente os donativos à Bahia e assim contribuir com as mais de 630 mil famílias atingidas pelas chuvas.

Pontos de coleta

– Parque Vila Germânica Setor 3 – das 8h às 18h todos os dias e no Réveillon (Rua Alberto Stein – 199 – Velha);

– 23° Batalhão de Infantaria – das 8h às 17h todos os dias (Rua Amazonas – 3312 – Garcia);

Continua depois da publicidade

– 10° Batalhão da Polícia Militar, -das 13h às 19h nos dias úteis (Rua Almirante Tamandaré – 1501);

– 3º Batalhão de Bombeiros Militar – das 13 às 19h nos dias úteis (Rua Sete de Setembro – 2880 – Centro)

O cenário na Bahia

As chuvas que atingem o estado desde o início do mês deixaram 24 pessoas mortas e 434 feridas. A previsão do tempo é de mais chuvas na região para os próximos dias. O total de afetados é de cerca de 630 mil pessoas, segundo dados divulgados nesta tarde pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec).

Há 37.324 pessoas desabrigadas e 53.934 desalojadas. O número de municípios afetados chegou a 141, sendo que 132 estão em situação de emergência.

Continua depois da publicidade

Os bombeiros de Santa Catarina ofereceram ajuda à Bahia e informaram que estão à disposição do estado caso seja necessário. A Argentina também se manifestou para enviar profissionais especializados nas áreas de saneamento, logística e apoio psicossocial para vítimas de desastres, mas o governo federal recusou a ajuda. 

Leia também

> Mais uma ponte em Brusque corre risco de desabar, aponta laudo técnico

> BC proíbe caixas de som de qualquer tamanho em praias e locais públicos

> Cativa ganha sobrevida com aprovação de plano de recuperação judicial