A multinacional Bluestar Silicones inaugurou oficialmente, nesta quinta-feira, a sua unidade no Perini Business Park, em Joinville, mas já usa perto de 50% da capacidade de produção instalada. O presidente Lucas Freire anuncia que a companhia vai dobrar a utilização dentro de dois meses, quando, então, passará a operar no limite. A nova unidade recebeu investimentos de R$ 40 milhões.

Continua depois da publicidade

Logística e incentivo tributário foram decisivos para a mudança da multinacional, de Santo André (SP) para Joinville. O evento teve a participação do governador Raimundo Colombo. A empresa está na lista das seis do mundo com a tecnologia de silicone industrial. A montagem e a construção da unidade envolveram 123 mil horas de trabalho e contratação de 250 fornecedores.

A nova planta abriga uma plataforma logística, que dará mais eficiência e entregas mais rápidas de produtos vindos das demais subsidiárias da Europa, Ásia e América do Norte. A Bluestar tem oito fábricas no mundo, onde atuam 1.460 empregados.Duzentos e vinte deles (15%) são focados em pesquisa e desenvolvimento para possibilitar o lançamento de dez novos produtos por ano.

Leia mais notícias do colnista Claudio Loetz

Continua depois da publicidade

Única

A WEG foi escolhida como a única fornecedora de motores de indução de média e baixa tensão para acionar a primeira refinaria de alumínio dos Emirados Árabes, que está em construção.

Congresso

Joinville vai sediar nos dias 19 e 20 de setembro o maior evento direcionado aos concessionários do Estado, o 9º Congresso Estadual da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores em Santa Catarina (Fenabrave-SC). Serão realizadas 17 palestras, além de debates sobre a realidade do mercado e novas ferramentas de gestão. São esperadas 600 pessoas no evento.

Análise de crédito

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL-SC) vai disponibilizar, no início de outubro, uma nova ferramenta, o analisador de crédito. É uma forma simples de dizer ao lojista se a venda no crediário próprio da loja deve ou não ser realizada e em quais condições. O novo instrumento faz parte de um projeto maior, que leva o nome de CDL + Crédito, no qual o empresário do varejo terá a sua disposição uma série de recursos para auxiliá-lo na gestão do crediário. A próxima etapa – denominada garantia de crédito – está prevista para ser lançada em fevereiro de 2017. Nesta modalidade, o empresário optará por pagar um percentual sobre a operação, de forma que se o cliente atrasar o pagamento, o SPC garantirá o valor financiado. Ainda dentro do mesmo projeto, outras fases já programadas disponibilizarão a antecipação de recebíveis e um sistema de cobrança para reduzir e recuperar a inadimplência.

Continua depois da publicidade

Startups

Pompeo Scola, presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Joinville e consultor no mercado de startups e inovação, vai falar sobre a temática startups na reunião da Acij, na próxima segunda-feira.

Gastronomia

Parceria entre a Câmara de Gastronomia da CDL e o Sebrae de Joinville é a base do projeto central de negócios, que reunirá as 16 empresas do ramo gastronômico em um grupo que busca mais conhecimento. Marco Antonio Murara, responsável pelo projeto, explica que o objetivo é estimular a cultura de cooperação, fortalecendo esses pequenos grupos de empreendedores.

Correios

Os empregados dos Correios em Santa Catarina decidiram retornar ao trabalho após assembleia da categoria realizada nessa quinta-feira à tarde. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos informa que todos os serviços estão normalizados.

Continua depois da publicidade

Tributos

O Grupo de Intercâmbio de Experiências Jurídicas da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha realiza no dia 27, no Bourbon Hotel, em Joinville, mesa redonda sobre tratamento tributário diferenciado de importação de mercadorias.

Chineses

Investidores chineses estiveram em Santa Catarina no último sábado, dia 10. Eles vieram conversar sobre os negócios no Terminal de Granéis de Santa Catarina, o TGSC, em São Francisco do Sul. O empreendimento está orçado em R$ 600 milhões.

Massas

Indústria de massas alimentícias avalia possibilidade de instalar fábrica em Santa Catarina. Há conversas em andamento, mas outros Estados disputam o investimento.

Continua depois da publicidade