O termo “Bluesky”, iniciativa do Twitter, liderou as buscas na internet na manhã desta sexta-feira (21), segundo o Google Trends. Recentemente a rede social foi liberada em versão beta para iOS e Android. A plataforma foi idealizada ainda quando Jack Dorsey era CEO da empresa, antes de Elon Musk assumir o comando.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Já que estamos falando de tecnologia, porque não perguntar ao ChatGPT o que ele acha sobre a rede social?
O que é a Bluesky?
“Bluesky é uma iniciativa liderada pelo Twitter com o objetivo de criar uma rede social descentralizada e aberta que ofereça maior privacidade, controle e liberdade para os usuários. A ideia é permitir que os usuários possam escolher onde seus dados são armazenados e com quem são compartilhados, ao mesmo tempo em que garantem a interoperabilidade entre diferentes plataformas”, define o ChatGPT.
A motivação por trás da iniciativa é a crescente preocupação com a privacidade dos dados nas redes sociais e o poder excessivo das grandes empresas de tecnologia sobre os dados dos usuários.
Continua depois da publicidade
O Twitter acredita que uma rede social descentralizada pode ser uma solução para esses problemas, permitindo que os usuários tenham mais controle sobre seus dados e tornando mais difícil para as empresas de tecnologia monopolizar o mercado.
Na prática, os usuários poderiam escolher entre um mercado de algoritmos que lhes permitam controlar o que veem em seu próprio feed, em vez de serem controlados por uma autoridade central.
Quais os recursos da rede social?
As interações no Bluesky também são idênticas às formas de socializar no Twitter. Usuários podem curtir, responder, repostar e citar publicações da mesma forma que fazem na famosa plataforma rival. No entanto, há menos recursos.
O conteúdo do feed é exibido em ordem cronológica e sem recomendações. Não há anúncios no Bluesky. Por exemplo, não há suporte para GIFs, enquetes ou hashtags na rede social.
Continua depois da publicidade
Como acessar a rede social?
A plataforma ainda está em estágio inicial de desenvolvimento. Por enquanto, a rede social foi lançada como uma versão simplificada do twitter, e os usuários precisam de um convite de outro usuário para entrar.
Leia também
ChatGPT sugere praias e fala como manezinho; veja o que a ferramenta diz de Florianópolis
Metaverso é só hype? No RD Summit, tecnologias do “futuro” ganham destaque
RD Summit 2023 confirma primeiros nomes do evento que deve reunir 15 mil pessoas