O motorista precisou de calma e planejamento ao pegar a estrada em Blumenau nesta terça-feira (1º). Apesar das determinações judiciais para a liberação das rodovias, o número de pontos com trânsito bloqueado aumentou. Passou de um para três na cidade.
Continua depois da publicidade
O avanço da manifestação deixou de interferir apenas na BR-470, mas também no perímetro urbano, como na Rua Pedro Zimmermann, na Itoupava Central, e na Rua Bahia, no bairro Salto Weissbach.
> Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Na BR-470, na região do Complexo do Badenfurt, os bloqueios passaram a abranger uma área maior. Na segunda (31), era possível chegar de carro ao trevo que dá acesso a Pomerode. Agora, as barreiras foram montadas cerca de dois quilômetros antes.
Já no meio da manhã o trânsito passou a ter ponto de intervenção dos manifestantes na Rua Bahia também, essa de responsabilidade da Guarda Municipal. Caminhões foram estacionados às margens das pistas que dão acesso ao Complexo do Badenfurt e também para quem quer seguir sentido Indaial.
Continua depois da publicidade
De acordo com um agente de trânsito que orientava os condutores na saída da ponte Heinrich Hemmer, o fluxo era interrompido a cada cinco minutos e depois liberado.

Na SC-108, chamada também de Pedro Zimmermann, cavaletes foram colocados perto do Posto Zandoná com fitas para interromper o fluxo nos dois sentidos da rodovia estadual. Os apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) despejaram cargas de barro no meio das pistas e colocaram placas contra o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Tão logo o bloqueio começou já houve confusão e um motociclista chegou a ser derrubado ao tentar passar pelo local. Uma equipe de reportagem da NDTV Blumenau chegou a ser ameaçada ao vivo e empurrada por manifestantes no início da tarde.

Ônibus enfrentam dificuldades
Além das 14 linhas afetadas desde o início dos bloqueios na BR-470, outras três tiveram mudanças no trajeto por conta da interdição na Rua Bahia. Confira abaixo as alterações.
Continua depois da publicidade
- Linhas 124 – Felipe Bauler e 153 – Salto do Norte: com itinerário de ida e volta pela Rua Alice Ferreira;
- Linha 155 – Badenfurt: com trajeto de ida e volta pela Rua Heinrich Hemmer, com retorno na Rua Bernardino José de Oliveira / Rua Pastor Werner Andersen / Terminal Aterro;
- Linha 151 – Testo Salto: com desvio pela Rua Bernardo Scheidemantel tanto no trajeto de ida quanto de volta.
- Linha 320 – Interbairros III – Via Badenfurt: segue com seu trajeto normal nas viagens sentido Terminal Aterro, e faz um desvio pelo bairro Passo Manso no retorno ao Terminal Velha. O itinerário passa direto pela Rua Bahia, sem acessar a BR 470;
- Linha 154 – Divisa Indaial, está sem condições de operação no momento.
- Linha 123 – Itoupavazinha: segue somente até a Karsten;
- Linhas, 80, 81, 109, 111, 122, 125 e 808: operam com desvio – no sentido Aterro/ Bairros e Itoupava – pelas ruas 1° de Janeiro e Guilherme Scharf, seguindo trajeto normal após o desvio;
- Já no sentido Itoupava e Bairros/Aterro, o desvio das linhas 80, 109, 122, 125, também acontece pelas ruas Guilherme Scharf e 1° Janeiro.
- Linhas 300 e 320 no sentido Aterro/ Velha desviando pelas ruas Água Branca/ General Osório trajeto normal. No sentido Velha/ Aterro desviando pelas ruas Água Branca/ Bahia/ Ponte Salto.
- Linha 704 – Passo Manso no sentido Proeb/ Bairros desviando pela Água Branca/ General Osório/ Guilherme Poerner/ Artur Mantau, trajeto normal. No sentido Bairro/ Proeb, desviando pelas ruas Artur Mantau/ Guilherme Poerner/ Água Branca, após trajeto normal.