O Bloco do Sujos, maior atração do Carnaval em Florianópolis, reúne uma multidão na tarde deste sábado (18), no Centro de Florianópolis. O público aproveitou a folia para explorar a criatividade com fantasias diversas e começou a tarde com muita dança e bebida nas ruas da Capital.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Grande Florianópolis pelo WhatsApp

Com pontos de concentração de pessoas da Avenida Rio Branco ao Terminal Integrado do Centro (Ticen), grupos de foliões começaram a chegar para a festa de rua por volta das 14h. A maior quantidade de pessoas está no entorno da Praça XV, que tradicionalmente é o ponto central da folia no sábado de Carnaval.

O Largo da Alfândega, onde foi instalada uma arena para shows, também está lotado. Para entrar, é necessário passar por revista de profissionais de segurança, que controlam o intenso fluxo de pessoas. No local, os foliões encontram várias opções de comidas e bebidas para manter a energia durante a festa. Mais tarde, o palco recebe o show de Kevin O Chris, principal atração musical do dia.

Carnaval 2023 em Florianópolis: blocos para curtir neste sábado

Continua depois da publicidade

Casais, solteiros e grupos de amigos se reuniram em peso, cada um com a sua bebida e fantasia para aproveitar ao máximo. Com mais de 40 pessoas, a galera do “Sento em Um Dálmata” é uma das maiores turmas fantasiadas do bloco. Amigos e agregados — os famosos “amigos de amigos” — se juntaram para uma tarde dedicada a aproveitar o melhor do bloquinho. Outros foliões também se inspiraram em personalidades e personagens para a criação de fantasias.

Grupo “Sento em Um Dálmatas” em Florianópolis (Foto: Tiago Ghizoni/Jornal Hora de SC)
(Foto: Tiago Ghizoni/Jornal Hora de SC)
(Foto: Tiago Ghizoni/Jornal Hora de SC)
(Foto: Tiago Ghizoni/Jornal Hora de SC)
(Foto: Tiago Ghizoni/Jornal Hora de SC)
(Foto: Tiago Ghizoni/Hora de SC)

Outros grandes blocos que também compõem o Sujos — Bloco Bloquete & Calma Beth, Bloco Seu Cookie Brilha, Bloco do Vale e o Bloco do CarnaHouse — agregaram vários tipos de público para a festa. Em cada local, o pessoal pode aproveitar diferentes tipos de músicas, como pagode, funk e eletrônica.

Empurra-empurra e música de caixinhas de som

Dois aspectos do Bloco do Sujos que também retornaram com tudo na edição de 2023 foram o empurra-empurra em gargalos de passagens de foliões e a música de caixinhas de som. Ambos são quase características da festa, e já foram alvo de reclamações do público nos últimos anos.

Em ruas estratégicas para a circulação de pessoas, principalmente próximo ao entorno da Praça XV, a multidão ocupava cada espaço da via pública. Sem um fluxo contínuo de pessoas, locais que seriam de passagem se tornaram uma situação de aperto para quem gostaria de ir de um bloco a outro. Isso acabou gerando um empurra aqui e outro ali. Em alguns momentos, o público chegava a ficar completamente travado, sem ter para onde ir.

Continua depois da publicidade

Multidão tentava circular pelo Centro, mas sem muito sucesso por conta da lotação (Foto: Tiago Ghizoni/DC)

Com os equipamentos de som e DJs restritos aos espaços de blocos específicos e na área da arena de shows, o público que curtia unicamente o Bloco do Sujos tinha apenas caixinhas de som dos próprios foliões para aproveitar o clima de festa durante boa parte da tarde. Por isso, muitos locais registraram conflito de som enquanto outras ruas tinham pessoas mas não tinha música.

Estrutura do Sujos

A prefeitura de Florianópolis disponibilizou 423 banheiros químicos que estão distribuídos pela região central. Do total, 127 deles foram instalados na Avenida Paulo Fontes e 72 no entorno da Praça XV. Nove unidades são voltadas para pessoas com deficiência.

Para emergências, duas ambulâncias e médicos e socorristas ficaram de prontidão para atender os foliões em uma área de ambulatório médico. A estrutura foi montada no início do Largo da Alfândega.

Carnaval de Santo Antônio de Lisboa tem programação de cinco dias; confira

A segurança é responsabilidade da Polícia Militar e da Guarda Municipal, que devem orientar os foliões e motoristas que passarem pela região central.

Continua depois da publicidade

Trânsito pela Capital

Por conta do bloco, os fechamentos e desvios de trânsito começaram às 7h deste sábado e permanecem até meia-noite. A Avenida Paulo Fontes (entre início do Largo da Alfândega e final do Mercado Público, sentido continente), as ruas Arcipreste Paiva, Tiradentes, Nunes Machado, Saldanha Marinho, Praça XV e a rua entre a Praça XV e Fernando Machado estão apenas com o trânsito de pedestres permitido, e no caso de algumas, permissão também para trânsito local de veículos.

Florianópolis tem 12 festas de Carnaval para crianças; veja lista dos eventos infantis

A Avenida Paulo Fontes, sentido Centro, também tem trânsito bloqueado da altura do Ticen até o Terminal Cidade Florianópolis (exceto para ônibus). Já as ruas Nereu Ramos, Leoberto Leal, Santos Dumont e Marechal Guilherme, tráfego de veículos segue bloqueado durante todo o dia, com exceção para trânsito local. Os desvios de trânsito serão orientados pela GMF e PM.

Leia também

Carnaval 2023 em SC: como será nas principais cidades

Florianópolis terá 5 dias com mudanças no trânsito durante o Carnaval; veja rotas

Furtos de celulares no pré-Carnaval de Florianópolis geram insegurança e acendem alerta