Junte uma multidão, muita espuma em spray, fantasias e caixas de som a cada poucos metros. O resultado é o Bloco da Pracinha, considerado um dos maiores blocos do sul do país. A estimativa é que 100 mil pessoas passaram pelo circuito de pouco mais de três quilômetros na tarde deste domingo em Laguna, no Sul de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

A receita parece estar dando certo. Ha 39 anos o Bloco da Pracinha sai da praça no bairro Magalhães. O que começou com um pequeno grupo de jovens batucando hoje arrasta uma multidão fantasiada. E os milhares de foliões não afastaram as famílias, que participam em peso do evento. A moradora de Laguna Cíntia Rodrigues estava fantasiada de princesa, assim como a filha Raiana, de 8 anos. Ela lembra que participa da festa desde criança. E quem completa é a própria Raiana:

— E está cada vez melhor.

Para Olindino Fernandes da Cunha, 59 anos, um dos fundadores do bloco, é simples explicar a longevidade e sucesso do bloco:

Continua depois da publicidade

— É do povo, é de todo mundo. Não precisa de abadá nem nada.

Assista a entrevista com Olindino Fernandes da Cunha

A concentração começou cedo neste domingo, com um churrasco na praça dos Magalhães já ao meio-dia. Porém o agito ganhou força às 17h quando o trio elétrico começa a percorrer o circuito entre o Bairro Magalhães e a Praia do Mar Grosso. 

Foto: Marco Favero / Agencia RBS

As fantasias mais comuns no circuito eram de Mulher Maravilha, Mario Bros e unicórnios, usadas por todas as idades e entre mulheres e homens. E se engana quem pensa que a multidão vai a Laguna só para curtir o Bloco da Pracinha. No trajeto, há outros blocos menores, como Pinto Loko e Bebethudo, festas particulares e tendas armadas na calçada para ver o público passar.

FOTOS: veja imagens dos foliões no Bloco da Pracinha

Quem não está no trio ostenta sons potentes no porta-malas do carro e até mesmo caixas de som em carrinhos de supermercado. Nada de exclusividade de sambas ou marchinhas, o ritmo preferido é a batida do funk. 

Continua depois da publicidade

Foto: Marco Favero / Agencia RBS

Se depender do público, o quase quarentão Bloco da Pracinha ainda tem muitos anos pela frente e sem perder a irreverência. 

Leia mais notícias:
Bloko Rosa, com Caio Castro, fez a festa na noite de sábado em Laguna
AO VIVO: acompanhe as festas e blocos do Carnaval 2017 em Santa Catarina
Joaçaba, a cidade do interior que melhor sabe fazer carnaval em SC
Saiba como foi a noite de desfiles em Florianópolis
Confira a programação dos blocos de rua da Grande Florianópolis
Carnaval de Balneário Camboriú resgata as antigas tradições e reúne multidão na orla da cidade
Confira as atrações do Carnaval 2017 em Florianópolis