Capitaneadas pela secretaria de Segurança – com o apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar e Detran – as blitze da Lei Seca estreiam na madrugada desta sexta-feira em Florianópolis. As operações têm a premissa de que, para ter eficiência, deverão ser incluídas no cronograma diário das fiscalizações no trânsito.
Continua depois da publicidade
A partir de agora, as blitze devem ser realizadas toda a semana, em dias alternados, entre as terças-feiras e os domingos. As fiscalizações fazem parte do projeto Balada Legal, que inclui ações educativas.
Nesta sexta, antes da blitz, 20 agentes da Guarda Municipal, 10 da Polícia Militar e cinco funcionários do Detran alertaram os motoristas sobre o risco de beber e dirigir nas entradas das casas noturnas. Além disso, foram distribuídos bafômetros portáteis, pequenos equipamentos que mostram se a pessoa ingeriu ou não a bebida com álcool.
Após as ações educativas, os agentes começaram a montar barreiras em diferentes pontos da Capital. Foi o experimento do que deve se alastrar, nas próximas fiscalizações, para os principais pontos de concentração de bares e casas noturnas da cidade.
Outra estratégia da caçada aos maus motoristas é o troca-troca de locais das blitze. Segundo o secretário de Segurança de Florianópolis, Raffael de Bona Dutra, para escapar dos avisos sobre os pontos das fiscalizações – que costumam se disseminar rapidamente pelas redes sociais – as equipes devem se movimentar várias vezes durante a madrugada. A estimativa é de que as barreiras permaneçam em um mesmo ponto por no máximo uma hora.
Continua depois da publicidade
– Podemos dizer que a partir de agora a Lei Seca será aplicada com muita eficiência em Florianópolis – assegura de Bona.
O início das blitze para coibir e flagrar motoristas embriagados em Florianópolis se dá pouco mais de quatro meses após entrarem em vigor as penas mais duras da nova Lei Seca. O atraso ocorreu porque os únicos dois bafômetros de propriedade do município tinham sido encaminhados para aferição no Inmetro em São Paulo e retornaram somente no fim do mês passado. A prefeitura está em processo de aquisição de outros seis equipamentos, que devem reforçar as fiscalizações no período da alta temporada.