Em Florianópolis, enfim, o cerco contra quem beber e dirigir vai ficar mais acirrado a partir da madrugada deste sábado. Capitaneadas pela secretaria de Segurança – com apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar e Detran – as blitze da Lei Seca serão realizadas nos principais acessos a pontos de concentração de bares e casas noturnas.

Continua depois da publicidade

E essas fiscalizações devem se tornar frequentes, com previsão para ocorrer todas as semanas, em dias alternados das terças-feiras aos domingos.

– Podemos dizer que, a partir de agora, será aplicada a Lei Seca em Florianópolis – assegura o secretário Raffael de Bona Dutra.

Para escapar dos “avisos” sobre os locais das blitze, que costumam se disseminar pelas redes sociais, as equipes de fiscalização montaram um esquema de atuação estratégica. Haverá várias trocas de locais das barreiras durante a madrugada, a estimativa é de que a equipe permaneça em um mesmo ponto por, no máximo, uma hora.

Continua depois da publicidade

As fiscalizações fazem parte do projeto Balada Legal, que inclui ações educativas. Nos primeiros dias, antes das blitze, os motorista serão alertados sobre o risco de beber e dirigir e também serão distribuídos bafômetros portáteis nas entradas das casas noturnas – são pequenos equipamentos que mostram se a pessoa ingeriu ou não bebida com álcool.